
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB1A3-I, julgue os itens a seguir.
Chico Bento afirma se considerar forte “que nem borracha” (l.42) para rebater o comentário de sua comadre, Conceição, que o tinha qualificado como um homem fraco.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB1A3-I, julgue os itens a seguir.
Chico Bento afirma se considerar forte “que nem borracha” (l.42) para rebater o comentário de sua comadre, Conceição, que o tinha qualificado como um homem fraco.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB1A3-I, julgue os itens a seguir.
No texto, Chico Bento relembra as dificuldades, principalmente aquelas desencadeadas pela fome, enfrentadas por ele durante o período em que peregrinou pelo sertão, em fuga da seca.
Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os próximos itens.
Infere-se do texto que o narrador julgou ruins os versos de autoria do rapaz com quem se encontrou dentro do trem, razão por que o narrador demonstrou enfado quando o rapaz os recitou.
Julgue os itens seguintes, relativos aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto precedente.
O texto é predominantemente narrativo, haja vista, entre outras características, o emprego de verbos no passado.
Ao fazer um prognóstico da situação da literatura em nosso século, o autor acredita que ela
É clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
Estes dois segmentos expressam comportamentos ou atributos relativos à jovem moradora da favela não previstos pelos jornalistas britânicos:
O objetivo que trouxe ao Rio de Janeiro os profissionais da BBC Sobre os tipos e gêneros textuais, associe a coluna B à coluna A.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com o texto qual dos substantivos não se aplica à narradora?
Que atitude do menino revela seu orgulho?
Sobre o texto, marque a opção INCORRETA.
O objetivo maior do texto é
Em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto CG1A1-I: “Um esforço combinado que vise transmitir a todos os cidadãos a ciência — por meio de rádio, TV, cinema, jornais, livros, programas de computadores, parques temáticos, salas de aula — deve pautar-se em quatro razões principais.” (l. 3 a 7). Assinale a opção que apresenta uma proposta de reescrita que mantém a correção gramatical e a coerência do trecho.
De acordo com as ideias do texto CG1A1-I, o conhecimento acerca do contexto cósmico e do ponto do espaço e do tempo em que o ser humano está pode ser alcançado pela divulgação em grande escala da
I ciência.
II tecnologia.
III democracia.
Assinale a opção correta.
No último parágrafo do texto CG1A1-I, o autor afirma que “Descobrir a gota ocasional da verdade no meio de um grande oceano de confusão e mistificação requer vigilância, dedicação e coragem” (l. 34 a 36). A afirmação “requer coragem” está baseada no argumento de que a ciência
De acordo com o texto CG1A1-I, para a transmissão da ciência a todos os cidadãos é necessário
Da leitura do texto CG1A1-I infere-se que
Considerando os argumentos apresentados, é correto concluir que a noção de “falsa consciência”
Considere o que se afirma abaixo a respeito das estratégias argumentativas do texto.
I. A obra Dom Quixote, de Cervantes, é citada para embasar o argumento de que na narrativa tradicional existem personagens que apresentam uma falsa consciência de si mesmos, a qual é inacessível para o próprio narrador.
II. Para introduzir o conceito de narrador insciente, que não sabe nada, ou quase nada, o autor recorre à comparação entre este e um narrador onisciente, ou seja, aquele que possui livre acesso à consciência da personagem principal.
III. A partir da definição de anti-herói apresentada, é possível inferir que um herói derrota os obstáculos com que depar...

A partir do texto, afirma-se corretamente:
Afirma-se corretamente sobre o texto:
Identifica-se noção de causa e consequência em:
Depreende-se corretamente do texto:
Está correta e coesa a seguinte redação da frase adaptada do texto:
Considerado o contexto, está correto o que consta de:
Fecha-se assim o elo entre pobreza e improficiência. (1o parágrafo)
Em relação aos argumentos que a antecedem, a frase acima exprime noção de
Considere as afirmações a seguir:
I. O objetivo principal do texto é apresentar a teoria econômica de Marshall, segundo a qual cabe ao Estado, por meio de medidas assistencialistas, a responsabilidade de dirimir a pobreza e a desigualdade entre as classes mais altas e baixas da população.
II. No 5o parágrafo, o segmento entre parênteses acrescenta uma ressalva ao argumento central do período.
III. Depreende-se do contexto que para formar “capital humano” é necessário, entre outras medidas, investir na saúde e na educação do indivíduo, de modo que este possa gerar riqueza para si próprio e para a sociedade.
Está correto o que se afirma em
Observe o texto.
“Código penal é um conjunto formado por leis penais sistemáticas, utilizadas para punir e evitar os delitos criminais cometidos no âmbito social e que infrinjam as normas estabelecidas pela Constituição vigente. O código penal tem como base o Direito Penal (também conhecido por Direito Criminal), responsável por ajudar a garantir o desenvolvimento e crescimento de uma sociedade livre de ações criminais e perversas ao bem comum ou à vida das pessoas.”
Baseando-se na tipologia textual, assinale a alternativa correta:
Observe o texto.

Analisando o texto é possível inferir:

A respeito de aspectos linguísticos e dos sentidos do texto 2A1-II, julgue os itens que se seguem.
Tanto na linha 7 quanto na linha 9, o vocábulo “assim” confere sentido de conclusão às ideias do período em que é empregado.
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se que, segundo o último parágrafo, o uso do sistema de aprendizagem de máquina deve “contribuir para cortes de gastos” (l. 11 e 12), é correto inferir do texto que esses gastos são ocasionados pelos analistas na operação humana.
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o texto, a inteligência artificial cometeria um equívoco se associasse o adoçante à causa da obesidade das pessoas com índice de massa corporal elevado.
Cada um dos itens a seguir apresenta um trecho do texto 2A1-I — entre aspas —, seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Julgue-os quanto à correção gramatical das propostas de reescrita apresentadas.
“Segundo um arquiteto (...) fraudes reais” (l. 26 a 29): O modo como a máquina aprende os padrões antes de começar a analisar compras, segundo um arquiteto de software de uma empresa não participante do estudo, interfere diretamente no registro de falsos positivos e fraudes reais.
Cada um dos itens a seguir apresenta um trecho do texto 2A1-I — entre aspas —, seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Julgue-os quanto à correção gramatical das propostas de reescrita apresentadas.
“A partir de números (...) fraude final” (l. 19 a 23): A partir de números e fórmulas, une-se, ponto a ponto, informações, como valores médios gastos, horários de compra, uso de celular, pontos usados e principais estabelecimentos, até chegar à uma probabilidade de fraude final.
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue os itens seguintes.
Para aprender, primeiramente, as máquinas recebem dados de compras — tanto as efetivamente realizadas pelo usuário/dono do cartão quanto outras consideradas ilegítimas —; depois, elas avaliam compras reais, levando em conta padrões detectados.
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue os itens seguintes.
Infere-se do texto que a técnica de ensinar máquinas permite um planejamento simples e eficaz para detectar fraudes bancárias.
Da comparação entre democracia moderna e democracia grega estabelecida no texto 1A2-II infere-se que
De acordo com o texto 1A2-II, a democracia moderna é uma forma de governo
Com relação à tipologia textual, é correto afirmar que o texto 1A2-I apresenta predominantemente
Infere-se do texto 1A1-I que os impostos no antigo Egito eram
O texto 1A1-I caracteriza a economia do Império Romano como
Depreende-se do texto 1A1-I que, em 4.000 a.C.,
Depreende-se das informações do texto 1A1-I que 
No que se refere às ideias do texto, julgue os itens de 1 a 8.
Conforme o texto, ter moradia própria é sinônimo de riqueza e properidade.
No que se refere às ideias do texto, julgue os itens de 1 a 8.
Depreende‐se do texto que trabalho estável e formal é sinônimo de boa qualidade de vida e de respeito aos direitos do trabalhador, sobretudo o direito à habitação.
No que se refere às ideias do texto, julgue os itens de 1 a 8.
Do texto se conclui que a ausência de políticas públicas habitacionais prejudica a acessibilidade à habitação, que é um bem de custo elevado e, portanto, de acesso seletivo.
No que se refere às ideias do texto, julgue os itens de 1 a 8.
Infere‐se do texto que as questões habitacionais perpassam a compreensão dos elementos fundamentais para a produção e a reprodução do espaço geográfico.
No que se refere às ideias do texto, julgue os itens de 1 a 8.
Compreende‐se do texto que o conceito de habitação limita‐se à moradia nas grandes cidades, excluindo‐se a moradia no campo.
No que se refere às ideias do texto, julgue os itens de 1 a 8.
No texto, defende‐se a ideia de que morar é uma necessidade básica do ser humano.
Julgue os itens a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.
O texto classifica-se como poema em prosa, dada a predominância de um olhar lírico sobre o tema tratado e da linguagem figurada.
Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue os próximos itens.
O vocábulo aí, na contração “daí” (l.15), retoma a ideia expressa no trecho “não acreditar cegamente naquilo que supõe saber” (l. 14 e 15).
O conhecimento sobre a classificação das orações de um período composto pode ampliar o panorama de compreensão das redes argumentativas propostas nos textos, sejam profissionais ou não. Analise o período: “Não se pode aceitar que a igualdade seja apenas formal, mas sim, efetiva e indispensável”. Sobre o papel da conjunção “mas” no período acima, é CORRETO afirmar.
São múltiplas as possibilidades de combinar e relacionar as orações num período composto, em função do efeito de sentido pretendido para aquele enunciado.
No período: “A tempestade foi tão intensa que em poucos minutos a cidade foi completamente inundada.”, a relação estabelecida é de:
Na Redação Oficial, exige-se o uso do padrão formal da língua. Portanto, são necessários conhecimentos linguísticos que fundamentem esses usos.
Analise o uso da vírgula nas seguintes frases do Texto 3:
1. Um crime bárbaro mobilizou a Polícia Militar na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, ontem.
2. O rapaz, de 22 anos, se apresentou espontaneamente à 9ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) e deu detalhes do crime.
3. Segundo a polícia, o jovem informou que tinha um relacionamento difícil com a mãe e teria discutido com ela momentos antes de desferir os golpes.
INDIQUE entre os parênteses a justificativa adequada para uso da vírgula em cada frase.
( ) Para destacar deslocamento de termos. ( ) Para separar adjuntos adverbiais...
Os tipos textuais se constituem pelo modo de construção textual, caracterizado por sequências com características linguísticas próprias, predomínio de tempos verbais específicos, estrutura sintática entre outros elementos que demarcam esses tipos.
O tipo textual predominante no Texto 3 é:
A coesão textual é o resultado da conexão entre as várias partes do texto, de modo que este seja um veículo de interação entre o autor do texto e seu leitor.
INDIQUE o mecanismo de coesão gramatical mais utilizado pelo autor na estruturação do Texto 1.
O arraial crescia vertiginosamente, coalhando as colinas. A edificação rudimentar permitia à multidão sem lares fazer até doze casas por dia; e, à medida que se formava, a tapera colossal parecia estereografar a feição da sociedade ali acoitada. Era a concretização dessa insânia imensa (Euclides da Cunha, Os sertões).
Dadas as proposições seguintes:
I. Quando ao autor diz coalhando as colinas se refere à forma de povoamento do arraial;
II. Em função da simplicidade das casas, era possível ao arraial crescer vertiginosamente;
III. Sociedade ali acoitada quer dizer: um povo ali abrigado;
IV. Euclides da Cunha não descreve o arraial como algo à vista da sociedade.
Qual(is) é(são) verdadeira(s)?

Em relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 73 a 84.
No texto, que se caracteriza como dissertativo‐argumentativo, o autor opõe‐se ao preconceito linguístico, sustentando a ideia de que todas as línguas têm o mesmo valor.
Considerando o tema tratado no texto e a função da linguagem nele predominante, julgue os seguintes itens.
Predomina no texto a função metalinguística, visto que o foco da mensagem é o próprio código linguístico.
Com relação ao conteúdo do texto em análise, assinale a alternativa correta.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 1 a 12.
No comentário “— Ó, Carol, teu namorado é mudo?” (linha 20), o vocábulo “teu” foi equivocadamente empregado, já que, em todas as regiões do Brasil, o termo seu é a forma padronizada da norma urbana culta.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 1 a 12.
Na última linha do texto, o autor faz uma comparação da voz de Carolina com a cobertura de caramelo, termo usado em sentido figurado, insinuando que a voz dela era doce.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 1 a 12.
Deduz‐se do texto que a personagem Carolina tinha vergonha do namorado porque ele era arrogante e gostava de se exibir com a forma correta de falar o português.
Nesse trecho, o narrador chama a atenção para o fascínio que Capitu exercia sobre ele por meio do emprego da palavra:
O vocábulo duas, em destaque no texto, remete especificamente à palavra
Com relação ao que se afirma anteriormente, a frase “É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto.” corresponde a uma
Preservando a coesão textual, a expressão “Na sequência”, no quarto parágrafo, pode ser substituída por:
Quando se inicia o quarto parágrafo com a afirmação de que a “maioria dos indivíduos testados se sai extremamente mal”, sugere-se que a maior parte dos leitores de Factfulness
O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra... (1o parágrafo)
O emprego do vocábulo “Mas” permite concluir que, em livros do estilo de Factfulness, o tom de autoajuda pode ser considerado como indício de um texto
Segundo o que se afirma no texto, o livro Factfulness
Um dos temas abordados no cartum diz respeito
No parágrafo transcrito, de um modo geral, o autor do texto
No quarto parágrafo, a sequência linguística “Nas viagens” tem valor
A compreensão proficiente do primeiro parágrafo do texto depende
"Suas vozes frágeis e seus corpos miúdos sugerem que elas não têm mais de 7 anos, / mas já conhecem a brutal realidade dos desaventurados cuja sina é cruzar fronteiras para sobreviver."
Na digitação desse segmento do texto, o corretor sublinhou um termo, indicando-o como inadequado.
Assinale a opção que indica o termo destacado.
Não paro de encontrar pessoas convencidas de que, cuidando só de seus interesses, elas, no mínimo, não fazem mal a ninguém.
A frase acima ganha uma nova, coerente e correta redação no seguinte caso: Não paro de encontrar pessoas
Em relação ao que se costuma entender por liberalismo, o autor acredita que
No terceiro parágrafo, confessa o autor que sua atividade como crítico de teatro
No segmento no plano superficial da vontade, não das forças mais profundas da personalidade, no contexto do 2° parágrafo, fica estabelecida uma oposição entre
Na segunda linha do texto, está empregada a expressão “velhas casas brasileiras”.
Caso o redator tivesse escrito “casas velhas brasileiras”, o trecho
No trecho “Na arquitetura residencial quase que ele não se fez sentir” (l. 28-29), o pronome destacado refere-se ao
Entre as qualidades que o arquiteto amigo do cronista destaca entre as velhas casas tão admiradas por ele está o fato de 
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens a seguir.
O texto, tipicamente argumentativo, apresenta informações acerca do ensino superior com o propósito de convencer o leitor da importância desse nível de ensino na formação educacional do cidadão brasileiro.
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens a seguir.
De acordo com o texto, compete ao Ministério da Educação legislar sobre o ensino superior ofertado nas universidades brasileiras.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue os itens que se seguem.
No texto, o termo “Ainda assim” (l.26) expressa a mesma noção que exprimiria a locução Não obstante.
De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,
a ausência de apoio financeiro à pesquisa científica brasileira foi atribuída pelo setor de ciência e tecnologia à “limitação e instabilidade no fluxo dos recursos” (l.29) e à “percepção de que pouco uso é feito dos conhecimentos gerados” (l. 30 e 31).
De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,
a falta de aplicação imediata das pesquisas científicas é um fato reprovável.
De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,
o investimento em pesquisa científica foi determinante para o sucesso das ações de combate e controle ao vírus zika em 2016 e à cura dos pacientes por ele infectados.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue os itens a seguir.
O texto pode ser considerado informal pela presença dos vocábulos “videoclipes”, “videogames” e da expressão “jogos de tabuleiro” no primeiro parágrafo.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue os itens a seguir.
A autora utiliza o termo “tudo” (R.5) para se referir a uma ampla quantidade de experiências, objetos e produtos que constituem e(ou) comportam uma sequência articulada de eventos.
Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue os itens a seguir.
Considerando que situações de pobreza são sensíveis ao grau de desigualdade de um país, a autora do texto argumenta que uma ação de enfrentamento da desigualdade consequentemente combate a pobreza.
Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue os itens a seguir.
No texto, a palavra “minoria” (l.8) refere-se aos grupos sociais marginalizados, em situação de maior vulnerabilidade social, tal qual a população das periferias, por exemplo.
Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue os itens a seguir.
A história do Brasil é marcada por fatos cujos efeitos na sociedade até hoje contribuem para a manutenção de desigualdades.
Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue os itens subsequentes.
Para o autor do texto, nem sempre a discussão sobre justiça pode ser feita a partir de uma argumentação racional, visto que, em casos de evidente injustiça, as pessoas são tomadas por um impulso que as impede de raciocinar antes de agir.
Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue os itens subsequentes.
Infere-se do texto que calamidades com consequências de proporções imensuráveis não devem ser consideradas casos de injustiça, já que é impossível contê-las.
Com relação às ideias do texto CB1A1-I, julgue os itens subsequentes.
O autor do texto defende a ideia de que a razão é um elemento de relevância na definição do que possa ser considerado justiça ou injustiça.
Assinale a única opção que está na ordem canônica da língua portuguesa. Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.
( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.
( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.
( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica”, a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.
( ) Linguagem típica de textos com funçã...
Analise a relação entre a competência destacada e as habilidades a seguir.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa, é habilidade correspondente à competência destacada somente o que consta em
Relacione corretamente as competências com as respectivas habilidades, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
2. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
3. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
( ) Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
( ) Reconhecer no texto estratégias argumentativas empre...
Leia atentamente o seguinte parágrafo:

Considerando o parágrafo acima, assinale a afirmação verdadeira.
Leia o seguinte parágrafo:

( ) O objetivo do parágrafo é mostrar a evolução da televisão ao longo do tempo, o que define o critério de organização exclusivamente por tempo.
( ) As expressões indicadoras de tempo e de lugar, ao longo do parágrafo, evidenciam a ordenação por tempo e espaço simultaneamente.
( ) Quando se escreve sobre fatos, ideias ou fenômenos, com o objetivo de mostrar sua evolução ao longo do tempo e em diferentes lugares, deve-se organizar o parágrafo por um dos critérios (tempo ou espaço).
( ) Há no parágrafo, dentre outras, a correspondência: experimentação (fato) – entre 1908 e 1914 (tempo) – nos Estados Unidos (espaço).
...
Leia atentamente o seguinte parágrafo: “O livro foi sempre considerado o baluarte em que poderiam confiar os pessimistas da cultura de massa no momento em que tivessem de salvar do incêndio a cultura autêntica. Todavia, agora, e cada vez mais, esses pessimistas têm razões de sobra para se desesperar. O livro, ao qual tinham acesso apenas as minorias privilegiadas, passa a figurar no cardápio da classe média e do proletariado. Os últimos anos marcaram o aparecimento em grande estilo dos livros de bolso, ostensivamente concorrendo com jornais e revistas nas bancas e na disputa das horas de ócio dos leitores. As edições de livros de bolso se multiplicaram. O livro, antes privilégio da gente de espírito e sensibilidade, de repente é elevado à categoria de produto de consumo p...
Considerando que a questão da definitivização também pode ser incluída na substituição, leia o texto a seguir e analise as afirmações que se seguem e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Leia atentamente o seguinte texto:

O critério que impera na determinação interpretativa do gênero apresentado é
Atente para a seguinte reprodução de uma tirinha da Turma da Mônica, de Maurício de Souza:

Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.
Reconstruindo a lógica do coelho, de modo a deixá-la correta, analise as formas a seguir:
I. Já que ele gosta de cenoura, e todo coelho gosta de cenoura, isso faz dele um coelho.
II. Como ele gosta de cenoura e é um coelho, isso comprova que todo coelho gosta de cenoura.
III. Como ele é um coelho, naturalmente gosta de cenoura porque todo coelho gosta de cenoura.
IV. Como todo coelho gosta de cenoura, ele é um coelho porque também gosta de cenoura.
V. Se todo coelho gosta de cenoura, e já que ele é um coelho, não tem como não gostar de cenoura.
Assinale
A respeito do que se pode inferir da leitura do texto, assinale a afirmativa incorreta.
Além das dimensões semelhantes, Barnard b também está a uma distância em relação a sua estrela que é considerada da mesma faixa daquela que separa o Sol da Terra. “O planeta está localizado a uma distância de 0,4 unidades astronômicas - 40% da distância Terra-Sol - ou 60 milhões de quilômetros de sua estrela”, confirma Ribas, (linhas 21 a 26)
A respeito do trecho acima, assinale a afirmativa incorreta.
Ao considerar os distintos empregos da palavra “porque”, o autor do texto defende sobretudo a ideia de que
Considerem-se as duas primeiras frases do Texto II, transcritas abaixo.
“A viagem tem uma estruturalidade típica. Há a escolha do destino, uma finalidade antevista, uma partida e um retorno, um trajeto por lugares, um tempo de duração.” (l. 1-4)
A reescritura de ambas em um único período estaria coerente e teria pontuação correta em:
No Texto II, a autora diz que, numa viagem, “há atores, um dos quais o viajante” (l. 5-6)
Ela usa a palavra “ator” porque está referindo-se à pessoa que
Para a autora do Texto II, a narrativa de viagem depende essencialmente de quais condições?
No Texto II, o trecho “perda das referências familiares” (l. 9) está associado à ideia de que a subjetividade de uma viagem “se abre ao desconhecido” (l. 8-9). Isso permite entender que a autora afirma ser possível que uma viagem faça alguém
Objetivamente, entende-se a partir da leitura do Texto II que uma viagem tem
Considerando-se a cena que é apresentada no Texto I, as seguintes palavras qualificam o personagem Lúcio, ajustando-se coerentemente à sua figura:
O Texto I mostra algumas características da atuação do juiz daquele jogo, mas dá ênfase para
O Texto I diz que, entre todos os participantes da cena descrita, espectadores da ação que Lúcio devia executar, se destacava a figura Observe a charge a seguir.

Nessa charge a crítica se dirige:
A propaganda de uma escola no Rio de Janeiro diz o seguinte:
“A vida hoje, em mudança constante, traz todo dia um mundo de possibilidades novas, mas antes de escolher é preciso saber fazer. Fazer amigos, respeitando as diferenças. Fazer questionamentos, desenvolvendo consciência coletiva. Fazer diálogo sincero, valorizando as habilidades individuais. Fazer tecnologia sustentável, criando relações positivas com o meio ambiente. Nossa formação está comprometida com os movimentos do mundo. Saber fazer com qualidade... A gente faz”.
A principal e mais importante característica de uma escola como essa é:
Numa discussão sobre a extensão da vida, a revista Isto É nº 2548 escreve:
“Os espanhóis terão a maior expectativa de vida, segundo pesquisa. Mas os cenários mudarão se os governos combaterem fatores como a obesidade e o sedentarismo”.
Se os governos combaterem os fatores citados:
Uma informação da revista Veja nº 2605 dizia:
“Uma pesquisa da Universidade de Michigan com 80 jovens de 14 a 24 anos revelou que 85% deles sofreram sintomas de stress, como irritação e insônia, nas semanas que antecederam e nas que sucederam as eleições americanas de 2016. No caso das mulheres, 51% das entrevistadas afirmaram que os sintomas permaneceram até 4 meses após o pleito. Para os homens, esse percentual foi de 32%”.
Sobre os componentes desse texto, é correto afirmar que:
Uma “dica” sobre notícias falsas dizia:
“Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos. Redobre a atenção na leitura se perceber esses sinais”.
A notícia abaixo que poderia enquadrar-se nesse grupo é:
Na intenção de identificar notícias falsas, foram dadas várias “dicas” de como reconhecê-las. A primeira delas dizia:
“Notícias falsas frequentemente apresentam manchetes apelativas em letras maiúsculas e com pontos de exclamação. Se as afirmações chocantes na manchete parecerem inacreditáveis, desconfie”.
O significado adequado do adjetivo “apelativas” no texto acima é:
A revista Veja nº 2605 informa:
“Estudo da Universidade de Pequim mostra que, se a temperatura da Terra subir aos 5 graus nas próximas décadas, as plantações de cevada serão afetadas e a escassez do grão poderá elevar o preço da cerveja em 70% no Brasil”.
Esse segmento do texto prova uma lei econômica, que é:
“O Museu Nacional anunciou, nesta sexta-feira (19), que conseguiu resgatar o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas. A peça é uma das mais emblemáticas do acervo incendiado em 2 de setembro. O crânio foi encontrado fragmentado, mas a restauração é possível, segundo os cientistas. A reconstrução depende de repasse de verba do Governo Federal para reabrir o laboratório do museu, que é gerido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)...”
(UOL Notícias, 20/10/2018)
A importância do achado se deve ao fato de:
Em artigo sobre dificuldades do comércio varejista, aparece o seguinte texto:
“Numa via que corre em paralelo ao caminho das recuperações judiciais e extrajudiciais, pequenas e médias empresas com dificuldade de caixa estão recorrendo à sua rede de fornecedores como fonte de financiamento para manutenção de suas atividades. Alternativa à inadimplência formal ou mesmo ao fechamento do negócio, esses comerciantes discutem diretamente com a indústria o parcelamento ou o adiamento de pagamentos e débitos”.
Tratando-se de artigo sobre o comércio, é natural que traga vocábulos e expressões desse campo semântico específico.
A alternativa abaixo que NÃO confirma essa afirmação é:
“O problema da mortalidade materna vergonhosa no Brasil não é a taxa de cesariana dita alta”.
A única afirmação inadequada em relação a essa frase inicial da carta do leitor citada na questão anterior é:
“Políticos que não conseguiram se reeleger mergulham em suas reflexões sobre os motivos que os levaram à derrota. Algo os une: a surpresa com o resultado e a crença de que os institutos de pesquisa falharam em medir o desejo por renovação expresso pelos eleitores nas urnas”.
(O Globo, 14/10/2018)
As reflexões que unem os derrotados mostram:
“Por lei, as empresas não podem fazer restrições por gênero, raça, idade ou qualquer tópico que gere discriminação, conforme a Constituição. Por isso, a injustiça na seleção geralmente é velada”.
Desse fragmento, retirado de um texto jornalístico sobre seleção de candidatos a emprego, infere-se que:
A propaganda do relógio Rolex GMT-MASTER II diz o seguinte:
“Criado para exibir a hora em dois fusos horários ao mesmo tempo, é perfeito para navegar pelo mundo com estilo. Não marca apenas o tempo. Marca a História”.
O texto publicitário destaca como maior ponto de interesse do relógio:
Uma das dicas, publicadas na revista Ela (outubro 2018), sobre manter a geladeira organizada dizia:
“Potes de vidro transparentes e em formatos quadrado e retangular, para encaixar nos cantos da geladeira, são os melhores para guardar as sobras de comida. Ainda indico etiquetar o que tem em cada um e o dia em que foi preparado”. (Márcia Primo Costa)
A mesma estrutura do segmento “formatos quadrado e retangular” aparece em:
Uma notícia publicada em jornal carioca trazia o seguinte texto:
“Pacientes em risco por impasse do governo Remédio para doença rara está retido no aeroporto de Brasília há um mês, por desentendimento burocrático entre a Anvisa e o Ministério da Saúde; carregamento, importado dos Estados Unidos, é avaliado em R$84,5 milhões”.
A condenação maior dessa notícia se dirige ao(à):
No mesmo encontro sobre Educação, uma representante brasileira declarou:
“A sociedade civil precisa exigir ensino de qualidade. Foi assim para acabar com a inflação, depois com a corrupção e agora deve ser com a melhoria da educação”. (Priscila Cruz)
Considerando-se o fragmento como argumentativo, sobre os componentes desse fragmento, é correto afirmar que:
Num evento cujo tema era a Educação, um economista norte-americano disse:
“O crescimento econômico depende da qualificação da população. Se as escolas tiverem melhorias, os ganhos serão imensos”.
Sobre o conteúdo desse fragmento, é correto afirmar que:
O jornal O Globo de 10/10/2018 informava o seguinte:
“Relatório do FMI divulgado ontem diz que, excluindo a Venezuela, em grave crise, o Brasil será o país emergente com a maior dívida bruta em relação ao PIB, 90,5%, em 2019”.
A informação correta passada ao leitor é:
Quanto à intencionalidade, depreende-se que o objetivo principal do texto é:
Considerando o fator textual da aceitabilidade, evidenciase que se trata, quanto ao gênero, de
Para sustentar a tese, os argumentos do texto se apoiam em
Considere as afirmativas abaixo.
I. Depreende-se do texto que o descontentamento com o mundo real instiga o ser humano a imaginar uma vida melhor e a transformar fantasia em realidade.
II. A atividade de contar histórias possui, entre outras, a função de mitigar emoções como o temor.
III. A linguagem escrita sobrepuja a oral, pois, enquanto esta apenas desperta a imaginação para fins de entretenimento, aquela permite que se transcendam obstáculos reais por meio da invenção de uma vida mais aprazível.
Está correto o que consta de
A frase O gato encarna uma subjetividade lírica que reitera o ditado chinês encontra outra redação, igualmente correta e coerente com o sentido original, no seguinte caso:
Para bem compreender o ditado chinês referido no texto, deve-se associar ao
Atente para estas três orações:
A ciência e o mercado são altas realizações humanas.
A ciência e o mercado não constituem uma ética por si mesmos.
O homem decide a ética da ciência e do mercado.
Ao se integrarem as orações acima num período único, a redação estará coerente e correta no seguinte caso:
O argumento de que se vale o autor do texto para aproximar a ciência e o mercado está no fato de que ambos 
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue os itens que se seguem.
O autor emprega a expressão “De resto” (l.17) para se referir a outros homens além dos “maridos que matavam as esposas adúlteras” (l. 15 e 16) e dos “noivos que matam as ex-noivas” (l.16).
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue os itens que se seguem.
O vocábulo “valentona” (l.27) foi empregado em referência a “mulher” (l.28).
Galeano termina seu texto destacando outro sentido para o verbo tocar.
“Econtando, que é outra maneira de tocar.”
O mesmo valor está presente em:
No texto de Galeano, o diabo cospe no olho do apagador de fogo. Uma ação de Deus, também, é lembrada, em: 
No que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para o trecho destacado do texto, julgue o próximo item.
“Para atrair investimentos do setor privado, ampliar o estoque de habitações acessíveis e melhorar as que existem” (linhas de 35 a 37): Afim de atraírem‐se investimentos do setor privado e se ampliarem o estoque de habitações acessíveis e melhorarem as que hajam
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto e a seus aspectos linguísticos.
Na linha 30, o vocábulo “o” está empregado em referência ao termo “investimento”.
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto e a seus aspectos linguísticos.
A expressão “um novo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)” (linhas 5 e 6) completa o sentido da forma verbal “conclui” (linha 5), empregada como transitiva.
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto e a seus aspectos linguísticos.
Na linha 2, o vocábulo “que” está empregado em referência a “crescente”.
De acordo com o texto, qual das afirmações abaixo é correta?
Avalie as afirmativas feitas de acordo com o texto.
1. A denúncia da fome é a única maneira de o mundo prestar atenção ao problema do subdesenvolvimento.
2. O uso de aspas em: “a tradição”, “é pitoresco” e “não gostam de se cansar” infere uma ironia que busca retratar uma forma de suavizar a realidade retratada.
3. A expressão “que não se pode eludir” pode ser corretamente substituída por “que não se pode esquivar ardilosamente”.
4. A fome é apenas uma das características do subdesenvolvimento.
5. A frase: “É a manifestação mais flagrante da miséria” pode ser substituída por: “É a manifestação mais recôndita da miséria”. ...

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os itens subsequentes.
Na linha 37, o vocábulo “daí” remete a “dúvida”.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os itens subsequentes.
Infere-se do texto que, pelo emprego do adjetivo “compreensível” (l.7), o narrador transmite sua opinião, o que se confirma pela ponderação exposta no último período do primeiro parágrafo.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto antecedente, julgue os itens seguintes.
Infere-se do terceiro parágrafo do texto que foram poucos os profissionais tradutores de textos literários que perderam seus empregos e oportunidades de trabalho em razão da utilização de tradutores automatizados.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto antecedente, julgue os itens seguintes.
O texto apresenta elementos textuais característicos das tipologias expositiva e argumentativa.
Julgue os itens a seguir, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente.
Depreende-se do texto, sobretudo da afirmação “O que recebi de herança não me chega” (l.23), que uma das dificuldades encontradas pela autora no manejo da língua portuguesa é o fato de ela não dispor de acesso adequado a todos os textos já escritos nesse idioma.
Julgue os itens a seguir, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente.
No período em que aparece, o termo “tirando” (l.8) introduz o modo peculiar como alguns escritores desenvolvem o seu ofício.
Julgue os itens a seguir, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente.
Com o emprego do termo “pontapé” (l.5), a autora dá a entender que a língua portuguesa às vezes resiste furiosamente às tentativas de ser domesticada.
Julgue os itens de 6 a 14, considerando a estruturação linguística do texto.
No segundo parágrafo, o deslocamento de "no ano de 2005" para o início do período - No ano de 2005, o crescimento [...] foi impulsionado com o lançamento [...] - mantém a correção gramatical e os sentidos do texto.Leia com atenção o fragmento do texto.

Assinale a alternativa correta.
No texto 1A1-I, a expressão “serviço sujo” (l.12) foi empregada em referência
Em “[…] tecnologias fundamentais para o nosso tempo nasceram e evoluíram de objetos e engrenagens que não tinham outro objetivo senão entreter.”, o “que” classifica-se como um pronome relativo, pois retoma os termos anteriores “objetos e engrenagens”. Entre as seguintes alternativas, assinale aquela na qual o “que” também exerça função de pronome relativo.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 1 a 12.
O termo ‘soberba’ (linha 13) tem o sentido de presunção, cujo antônimo é pretensão.
A menção de Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey, no quarto parágrafo, serve ao propósito de
De acordo com o texto, é correto dizer que:
I. Planejamento e empreendedorismo são ações concomitantes e desenvolvidas de forma unânime por todos os brasileiros, os quais, ao iniciarem um novo empreendimento, demonstram pleno domínio sobre os passos a serem seguidos.
II. São razões que conduzem os empreendedores brasileiros a não primar pelo planejamento: falta de conhecimento, imediatismo e falta de objetivos concretos.
III. Buscar o melhor caminho para o sucesso do empreendimento, bem como pensar no lucro e no sucesso da empresa, faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros.
Quais estão corretas?
O público ululava desde os primeiros acordes de cada canção, que todos sabiam de cor, mas não conseguiam escutar. A energia com que aplaudiam mais parecia uma fúria, que a timidez da artista só fazia excitar mais e mais. (2o parágrafo)
Os termos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:

Considerando o trecho de documento hipotético apresentado anteriormente, julgue os itens a seguir.
Considerando-se o emprego dos pronomes de tratamento na referida correspondência oficial, estaria correta a substituição do trecho Convido-o por Convido Vossa Excelência.
Considerando o trecho de documento hipotético apresentado anteriormente, julgue os itens a seguir.
A linguagem empregada no texto é inadequada à correspondência oficial, por sua informalidade e simplicidade.
Considerando o trecho de documento hipotético apresentado anteriormente, julgue os itens a seguir.
Caso o documento hipotético em questão tenha sido enviado pela Assessoria de Cerimonial da Presidência do Superior Tribunal Militar, no documento de confirmação enviado à autoridade emissora, deverá ser empregado o pronome de tratamento Vossa Senhoria.
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB4A1BBB, julgue os itens que se seguem.
Ao mencionar o “que poderia ter sido” (l.31), a autora refere-se a uma vida de liberdade, na natureza, na qual, entre outras ações, os tigres-de-bengala poderiam caçar sua própria comida.
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB4A1BBB, julgue os itens que se seguem.
A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados caso o período “Ele pode então (...) sua vida” (l. 14 e 15) fosse assim reescrito: Para o apartamento financiado em quinze anos, pode ele voltar então, contente com sua vida.
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB4A1BBB, julgue os itens que se seguem.
A forma verbal “passara” (l.5) denota um fato ocorrido antes de duas outras ações também já concluídas, as quais são descritas nos dois períodos imediatamente anteriores ao período em que ela se insere.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1-II, julgue os itens a seguir.
O trecho “para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher” (l. 2 e 3) apresenta a razão pela qual a ONU aprovou a referida Convenção.
Julgue os itens seguintes, a respeito das ideias do texto CB2A1-II.
As medidas a que se refere o terceiro parágrafo estão elencadas no segundo parágrafo, especificamente no trecho ‘toda distinção (...) outro campo’ (l. 7 a 13).
Com relação às ideias do texto CB2A1-I, julgue os itens que se seguem.
Um dos principais desencadeadores do etnocentrismo é a xenofobia.
Com relação às ideias do texto CB2A1-I, julgue os itens que se seguem.
A cultura é um fator que limita a concepção de mundo dos diferentes povos, levando-os a uma visão estreita das dimensões da vida humana.
A respeito das ideias do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. O cenário em que a aproximação das duas Coreias e a aproximação da Coreia do Norte com os Estados Unidos ocorrem decorre de um conjunto de fatores apresentados no texto como interligados, sem os quais dificilmente se daria.
II. O texto permite inferir que a posição de Donald Trump em relação à Coreia do Norte é estrategicamente fingida, constituindo uma reviravolta vista falsamente como milagrosa.
III. O texto critica a falta de ação de Barack Obama em relação à Coreia do Norte, malgrado ter ele recebido um Nobel da Paz.
Assinale
Leia o parágrafo a seguir.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
A crítica central do texto de Carlos Heitor Cony se dirige: Uma informação da revista Veja nº 2605 dizia:
“Uma pesquisa da Universidade de Michigan com 80 jovens de 14 a 24 anos revelou que 85% deles sofreram sintomas de stress, como irritação e insônia, nas semanas que antecederam e nas que sucederam as eleições americanas de 2016. No caso das mulheres, 51% das entrevistadas afirmaram que os sintomas permaneceram até 4 meses após o pleito. Para os homens, esse percentual foi de 32%”.
A palavra ou expressão abaixo que NÃO se liga a nenhum dos termos anteriores do texto é:

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue os itens subsequentes.
“que” (linha 5), em “que o deficit habitacional no Brasil” (linhas 5 e 6), por onde
Julgue os próximos itens, relativos à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“quando consideradas apenas as regiões metropolitanas” (linhas 28 e 29): se forem consideradas apenas as regiões metropolitanas
Julgue os próximos itens, relativos à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“Juntas, essas cidades somam um deficit de 691 mil unidades” (linhas 19 e 20): Essas cidades somam, juntas, um deficit de 691 mil unidades
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens a seguir.
No texto, que se caracteriza como dissertativo‐argumentativo, o aluguel social é apresentado como alternativa para substituir a política habitacional no Brasil, marcada pela concessão da propriedade dos imóveis a famílias de baixa renda.
Tendo a temática do texto acima apenas como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Trata-se da maior onda de protestos desde 2009, quando milhares protestaram contra os resultados da eleição presidencial daquele ano.
Com base no Texto 1, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

“No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país...”.
O cálculo de que 80 mil alunos deixaram de se matricular é indicado, no texto 1, a partir de
“No primeiro semestre deste ano, 80 mil alunos deixaram de ingressar em faculdades particulares de todo o país, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2017. Desde 2015, a fuga de ingressantes é de 20%. Juntos, Rio, Minas e Espírito Santo tiveram redução de 25,7% no número de calouros.”
As informações fornecidas neste segmento do texto 1 nos mostram que
“O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições.”
Esse segmento do texto significa que o Semesp
“O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições.”
A sigla do Sindicato aparece entre parênteses porque
“Desemprego, queda de renda, crise econômica, redução dos programas de financiamento estudantil são as razões apontadas pelo Semesp para a diminuição de matrículas.”
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
“No Rio, a violência agrava o problema, porque desestimula quem estuda à noite.”
Nesse segmento,
Para constituir a tessitura textual, os autores do texto elencam informações
Tendo em vista as características semânticas e formais do texto, entende-se que o principal objetivo do texto é:
De acordo com o texto, a principal causa da queda do Império Romano é de natureza
Segundo o texto, em uma eventual continuidade do Império Romano, só NÃO seria provável que
Analise as afirmações apresentadas a seguir, tendo em vista as estratégias dos autores do texto para explanar o mundo hipotético apresentado no texto.
I. Embora boa parte do texto se ampare em suposições, os prognósticos levantados se amparam em evidências.
II. Em boa medida, as explicações têm base em comparações e analogias entre os cenários conjecturados e fatos de natureza histórica.
III. Apesar de se tratar de um cenário imaginativo, os raciocínios elaborados são todos unidirecionais.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Releia o trecho a seguir: “Nessa barafunda de problemas, tentou-se de tudo, até a divisão administrativa do império em dois, o do Ocidente (com sede em Roma) e o do Oriente (o Império Bizantino), com sede em Constantinopla (onde antes ficava Bizâncio).” (3º§) Assinale a alternativa cujo conteúdo substituiria com maior precisão o termo destacado.
O texto 1 é uma pequena notícia de primeira página de O Globo, cujo conteúdo é ampliado em reportagem no interior do jornal. A marca mais característica de ser este um texto resumido é:
Na estruturação da notícia do texto 1, o jornal deu principal destaque ao seguinte papel de Stephen Hawking:
Ao dizer que o cientista inglês “virou um ícone pop”, o autor do texto 1 quer dizer que ele: Observe a charge a seguir:

A charge acima é uma homenagem a Stephen Hawking, destacando o fato de o cientista:
“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa”. Essa frase tem a função textual de:
“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente”. Esse segmento do texto 2 mostra que nossa linguagem cotidiana:
“Vivemos em uma sociedade onde a eficiência e os resultados são valorizados. Aparentemente, apenas os mais inteligentes estão destinados a obter sucesso. No entanto, apenas os sábios conseguem uma felicidade autêntica”. Inferimos da leitura desse segmento do texto 2 que:
A frase final do texto 2, atribuída a Sócrates, liga a sabedoria:
“Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional”.
O termo que NÃO possui antecedente no texto 2 é:
“Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional”.
Nesse segmento do texto 2, a palavra formada por processo de formação originalmente diferente dos demais é:
Na comparação entre inteligência e sabedoria, realizada no texto 2, a afirmação adequada ao que é expresso no texto é:
Um segmento do texto conservará a correção e o sentido, ao se substituir o elemento sublinhado pelo que se indica em:
Conforme o texto,
Nos segmentos que representava (2o parágrafo), as esconde (3o parágrafo) e como a de quem superou um obstáculo (4O parágrafo), os termos sublinhados se referem, respectivamente, a:
Considerando que certas afirmações de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy suscitam dúvida, Vargas Llosa 
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os próximos itens.
Conclui-se do texto, especialmente pelo emprego de “Incensurável” (l.20), que seu autor considera correto o posicionamento de Kant sobre a dignidade humana.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os próximos itens.
Seria mantida a coerência do texto se o trecho “a partir das” (l.8) fosse substituído ou por com base nas ou por desde as, embora essas duas expressões tenham sentidos distintos.
Acerca do texto CB1A1BBB e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
O texto é essencialmente dissertativo-argumentativo e nele o autor expressa sua opinião a respeito do assunto tratado.
Com base no texto CB1A1CCC, escrito por uma juíza acerca de casos de violência doméstica, julgue os itens a seguir.
Infere-se do primeiro parágrafo que, para a autora, escrever foi uma espécie de processo terapêutico.