Poderia uma função social para os intelectuais − quer dizer, poderiam os próprios intelectuais − ter existido antes da invenção da escrita? (1º parágrafo)
Esse período de abertura do texto encontra interpretação precisa, em redação clara e correta, no seguinte comentário:
Um dos conselhos para uma boa escrita é que as frases de um texto tenham a mesma organização sintática numa enumeração. No fragmento “Se hoje é possível existir redes sociais; se é possível que pessoas se organizem em grupos...”, para que as duas frases tenham a mesma organização, a mudança adequada seria:
Ao dizer que “A liberdade não é um benefício seletivo”, a autora do texto quer dizer que a liberdade
Considerando o texto como um todo, assinale a opção que apresenta a função dos dois primeiros parágrafos.
O segmento colocado entre parênteses – “desde que o casal seja formado por um homem e uma mulher” – indica que
O título do texto é uma pergunta: De que as pessoas têm medo? Segundo o que se pode depreender do texto, a resposta mais adequada seria:
O termo em destaque na frase “A ideia é evitar diagnósticos pela TV...” expressa ideia de