
Com referência ao texto acima, julgue os itens de 5 a 9.
O termo se, em “se registrar” (l.4), é utilizado para indicar reflexividade.
Com referência ao texto acima, julgue os itens de 5 a 9.
O termo se, em “se registrar” (l.4), é utilizado para indicar reflexividade.
Julgue os itens subsequentes, referentes ao texto acima.
As orações iniciadas pelo termo “que”, nas linhas 5 e 15, exercem, nos períodos em que ocorrem, função sintática idêntica.
Com relação a estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
Sua primeira tarefa é decidir onde vão construir a nova colmeia. (L.15-17) A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. 0 período é composto por três orações.
II. Há uma oração reduzida e uma justaposta.
III. Uma das orações não pode ser classificada como subordinada substantiva subjetiva.
Assinale
Assinale a opção que constitui continuação coesa e coerente para o texto a seguir.

Todas as afirmativas estão corretas sobre os objetivos do primeiro parágrafo do texto, EXCETO:

Assinale a função sintática do termo sublinhado em “incapaz de participar da elaboração das decisões...”
“Depois do café, Paulinho pegava o papel do embrulho, alisava, cortava as partes amassadas e esticava o barbante, sempre sob o olhar curioso do irmão Francisco. Paulinho fazia pipas e vendia pela vizinhança, ganhando o dinheirinho que, segundo ele, seria usado para comprar uma camisa do Atlético Paranaense”. Sintaticamente, os trechos sublinhados devem ser classificados, respectivamente, como:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em: “[...] não admira QUE O HEMINGWAY TENHA ACABADO como acabou.”, a oração em destaque funciona,em relação à primeira, como:

... intervêm nele importantes fatores políticos.
O segmento em destaque exerce na frase acima a mesma função sintática que o elemento grifado exerce em: