121 Q463126
Língua Portuguesa
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A oração adjetiva abaixo sublinhada que deveria vir introduzida com um pronome relativo precedido de preposição é:
122 Q463080
Língua Portuguesa
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Em todos os segmentos abaixo há a preocupação de eliminar-se o QUE das frases originais; a opção em que essa modificação foi feita de forma inadequada é:
123 Q464433
Língua Portuguesa
Ano: 2015
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens a seguir.

No trecho “ele me leva a um restaurante que, apesar de simpático, me pareceu um pouco estranho” (l. 11 e 12), o elemento “que” introduz oração de natureza restritiva, intercalada por estrutura de valor adverbial.
124 Q464344
Língua Portuguesa
Ano: 2015
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens que se seguem, acerca das ideias, das estruturas linguísticas e da tipologia do texto III.

A oração “que, dotado (...) pragas virtuais” (l. de 15 a 17) é de natureza restritiva.
125 Q465849
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Relacione adequadamente a classificação das orações subordinadas substantivas às respectivas orações.

A sequência está correta em

126 Q465696
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Considerando o trecho “Vários testes clínicos que usam a imunoterapia” (linha 9), assinale a alternativa que apresenta a classificação da oração introduzida pelo termo sublinhado.
127 Q465277
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
O período: “Enquanto governos fazem pose e se engalfinham nas negociações da ONU quanto ao controle do clima, cerca de 50 nações já adotaram sistemas de mercado ou de impostos sobre as emissões de carbono, para um total de mais de 20% das liberações mundiais.” (5º§) inicia-se por uma oração que exprime
128 Q464963
Língua Portuguesa
Ano: 2014
Banca: Banca não informada
Em relação ao emprego de sinais de pontuação, de acordo com a norma padrão da modalidade escrita da língua portuguesa, no TEXTO 1, constata-se que o uso
129 Q466609
Língua Portuguesa
Ano: 2013
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Em “Não sei dizer que horas eram [...]”, o QUE, morfologicamente, é:
130 Q464621
Língua Portuguesa
Ano: 2013
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
“Gostamos de ser diferentes – contanto que a diferença não se veja.” (8º§) A oração sublinhada, nesse excerto, traz uma ideia de