... permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes... (2º parágrafo)
O gerúndio do segmento acima introduz uma oração que expressa
... permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes... (2º parágrafo)
O gerúndio do segmento acima introduz uma oração que expressa
A frase que admite transposição para a voz passiva está em:
Expressa noção de finalidade o segmento sublinhado em:
Há desdobramento de uma oração em duas e alteração na voz verbal nesta nova redação de um segmento do texto:
O uso excessivo e desnecessário do gerúndio é considerado vício de linguagem. Esse vício prejudica a objetividade e a clareza da comunicação. Além de ser um problema ético, segundo o texto. Para que haja adequação à norma padrão da língua é possível substituir algumas formas de gerúndio por:
O texto “O menino que me olha” está escrito em qual pessoa do discurso? Em qual tempo verbal?
No fragmento “Ou na Idade Média, quando eu seria no mínimo candidata à fogueira (...). O verbo destacado está flexionado em qual tempo e modo?
Há emprego de forma verbal na voz passiva, estando sublinhado o sujeito dessa forma, na seguinte frase:
... 2016 marcou o início dessa raiva. (3o parágrafo)
Um verbo empregado com a mesma transitividade que a observada no segmento acima está destacado em:
A análise do emprego dos tempos verbais em “Há algum tempo, venho estudando as piadas”(1º§) revela que, semanticamente, as duas formas em destaque indicam, nessa ordem, as noções de: