1031 Q407805
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O uso da preposição “a” antes do pronome “quem” (l.16) é exigência da relação entre o verbo travar e a expressão “dois terços da população mundial” (l.16); mas o uso da mesma preposição antes das palavras “financiamento”, “tecnologias” e “direito”, todas na linha 17, é exigência da palavra “acesso” (l.17).

1032 Q407803
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A ocorrência da preposição em nos termos “na inclusão” (l.2) e “nos processos” (l.2-3) indica que esses dois termos complementam “desequilíbrios” (l.2).

1033 Q407801
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

 

A respeito das ideias e das estruturas do texto acima, julgue os seguintes itens.

O uso de “a qual” (l.18) em lugar de o que tem a vantagem de deixar claro que a luta diária deve ser contra a “pobreza” (l.17) ou contra a “violação” (l.17), não contra os “direitos humanos” (l.17-18).

1034 Q407799
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Considerando-se a análise mórfi ca e sintática, indique a opção correta.

1035 Q407797
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

Observe as assertivas abaixo:

I. Este granulado é para ___ fazer o bolo de chocolate.

II. Para ____, isso foi armação.

III. Nem um nem outro adolescente ___ revistado.

A alternativa em que as lacunas se completam, correta e respectivamente, é:

1036 Q407795
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: MULT-SAI

“Num dia cinzento de janeiro, Lawrence Summers - o presidente da Universidade Har vard - sugeriu que diferenças inatas na estrutura do cérebro masculino e do feminino poderiam ser um fator determinante para a relativa escassez de mulheres na ciência”.

No trecho, o termo DETERMINANTE exerce função morfossintática de:

1037 Q407793
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: Instituto Ludus

Leia o texto seguinte, paródia de um fragmento de um soneto de Vinícius de Moraes, para responder às questões 03 e 04, seguintes. (....) O meu cão: uma amizade que a vida não explica Que só se vai ao sentir outra nascer E o espelho de minha alma multiplica.

A classe gramatical do termo destacado (sublinhado, linha 1) é:

1038 Q407791
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: Meritum Concursos

"Incrível o número de leviandades que se falam sobre a cidade." Marque a assertiva incorreta a respeito dos aspectos gramaticais da frase acima:

1039 Q407789
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: Meritum Concursos

Contos de vigário

Passam-se tempos sem que ouçamos falar em contos de vigário. Muito bem. Tornamo-nos otimistas, imaginamos que, se a reportagem não menciona esses espantosos casos de tolice combinada com safadeza, certamente os homens ficaram sabidos e melhoraram.

Pensamos assim e devemos estar em erro. Provavelmente esse negócio continua a florescer, mas as vítimas têm vergonha de queixar-se e confessar que são idiotas. Raras vezes um cidadão se resolve a afrontar o ridículo, e vai à polícia declarar que, não obstante ser parvo, teve a intenção de embrulhar o seu semelhante,

O que ele faz depois de logrado é meter-se em casa, arrancar os cabelos, evitar os espelhos e passar uns dias de cama, procedimento que todos nós adotamos quando, em consequ...

1040 Q407677
Língua Portuguesa
Ano: 2010
Banca: Dom Cintra Fundação

“Não se trata nesse caso de exercício como aliado para manter a saúde do corpo. Estamos falando de bem-estar psicológico”; a preposição para, nesse segmento do texto, apresenta o mesmo sentido em: