
“No Amazonas, visitei uma das iniciativas para tentar deter a destruição.” (l. 7-8). Tal iniciativa é a(o)

“No Amazonas, visitei uma das iniciativas para tentar deter a destruição.” (l. 7-8). Tal iniciativa é a(o)

Com a leitura do parágrafo que contém a oração “porque criou alternativa de emprego e renda para a população do estado.” (l. 13-14) pode-se inferir que, no texto, a outra alternativa seria

Em “...é preciso trabalhar duro na prevenção do desmatamento.” (l. 19-20), a expressão destacada, em relação com o princípio da oração, indica

“— A destruição ocorre porque existem incentivos econômicos; precisamos criar os incentivos de proteção.” (l. 31-32).
Avalie se as afirmativas apresentadas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F), em relação ao trecho acima.
( ) Tanto a destruição da floresta quanto a sua proteção dependem de medidas econômicas.
( ) O conceito da palavra “incentivos” é igual nas expressões “incentivos econômicos” (l. 31-32) e “incentivos de proteção” (l. 32).
( ) Se houver incentivo de proteção, a destruição cessará.
A seqüência correta é:

No texto, “ativo” (l. 41) significa

Assinale a afirmativa em que a palavra “onde” está usada corretamente.

Tomando como base as estruturas e os sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Altera-se o sentido original do texto caso o quinto período seja reescrito da seguinte forma: A instituição pretende oferecer, em quatro anos, mais de 3 mil vagas no campus do Plano Piloto.

Tomando como base as estruturas e os sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 9, subentende-se o termo campi logo após a expressão “Os três”.

Tomando como base as estruturas e os sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.
O penúltimo período torna-se mais conciso se for reescrito da seguinte forma: Cada um receberá, por semestre, 240 novos alunos.

Para que a minuta acima se conforme à norma escrita formal do idioma, deve-se
alterar “e que sua fundamentação” (l.2-3) para na qual fundamentação.