Linguisticamente, o gerundismo consiste no uso abusivo de verbos no gerúndio, cujo emprego é considerado um vício de linguagem. Assinale a alternativa que apresenta emprego de gerundismo.
Assinale a alternativa em que a frase está de acordo com as normas do padrão culto da língua portuguesa.
Considereo s enunciadosa baixo, todos com formas de imperativo negativo.
1 - Não pleiteemos cargos para os quais não estamos preparados.
2 - Não perca tempo preocupando-te com firulas.
3 - Não esquece de levar o teu lanche.
Quais estão corretas?
Considere as três perguntas abaixo e as respectivas respostas.
1 - Elesf izeram a investigaçãon o setor denunciado?- Sim, fizeram-noc om atenção.
2 - Você queria bem aos professores? - Sim, queria-lhes bem.
3 - Derama devida pena ao acusado?- Sim, deram-lha.
Quais respostas estão corretas?
Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos enunciados abaixo, na ordem em que aparecem.
1 - Houve iniciativas que ......... nos opúnhamos.
2 - Houve iniciativas que ......... não concordávamos.
3 - Houve iniciativas que ......... desconfiávamos.
4 - Houve iniciativas que ......... insistíamos.
Com relação à correlação dos tempos verbais, leia o relato abaixo feito por Dionísio. Temístocles adquire um imóvel financiado em uma época em que estão sendo discutidas novas medidas para sanear problemas no sistema financeiro de habitação, sem que saibamos exatamente o que elas vão implicar. Considerando a hipótese de que Dionísio faça esse mesmo relato 10 anos depois, em seu texto, as palavras grifadas deveriam ser substituídas, respectivamente, por

A argumentação textual se apoia na ideia de que


Assinale a opção incorreta a respeito das relações de coesão no texto acima.

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas desse texto, julgue os seguintes itens.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência das ideias que se desenvolvem a partir da definição de “sinergia” (l.1) ao se acrescentar o seguinte trecho ao final do texto: Já sob baixa sinergia, as ações entre os membros do grupo tendem a acirrar conflitos e discórdias.