O elemento destacado em “presciência” tem seu sentido explicitado no próprio texto, em “Ele compreendeu antes”. O mesmo elemento com o mesmo sentido pode ser identificado em
O elemento destacado em “presciência” tem seu sentido explicitado no próprio texto, em “Ele compreendeu antes”. O mesmo elemento com o mesmo sentido pode ser identificado em 
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
As palavras “guarda-chuva” e “sobrecarga” são formadas pelo processo de aglutinação.
As afirmativas abaixo se referem a algumas palavras retiradas do texto. Classifique essas afirmativas como (V) verdadeiras ou (F) falsas:
1.(____) O verbo “descumprir” (1§) foi formado por um processo de derivação sufixal.
2.(____) A palavra “atravessa” (2§) é do mesmo campo semântico que o advérbio “através”.
3.(____) “Determinação” (3§) é um substantivo formado pelo acréscimo do prefixo “determin-” ao radical “ação”.
4.(____) “Notificada” (4§) é uma das formas nominais do verbo “notificar”. Essa forma nominal é chamada de “particípio”.
5.(____) O verbo “estabelece”, que ocorre no (5§), está conjugado no tempo presente do modo subjunti...
Considere as assertivas abaixo sobre o processo de formação de palavras. I. A palavra ‘massivos’ (l.01) é formada por derivação regressiva. II. Em ‘impensada’ (l.32), há um caso de derivação parassintética. III. A palavra ‘planificadas’ (l.34) é formada a partir do verbo ‘planificar’, através da adição de um sufixo. IV. Em ‘desburocratizar’ (l.42), tem-se um exemplo de derivação parassintética. Quais estão incorretas?
A palavra picaretaço (l. 10) é formada por:
Todas as palavras abaixo têm, em sua formação um prefixo, exceto:
Assinale a alternativa em que todas as palavras foram formadas por derivação sufixal.
Os prefixos em destaque, usados na formação das palavras de cada um dos pares a seguir, possuem idêntico valor significativo, EXCETO os que formam as palavras do seguinte par:
A palavra “invencidos”, que aparece no 5º§ do texto, foi formada pelo processo de