
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue os itens que se seguem.
Caso se isolasse por vírgulas o trecho “que, em Deodoro, quis matar a ex-noiva e suicidou-se em seguida” (l. 1 e 2), seria pertinente inferir que o autor se referisse a um rapaz já anteriormente mencionado, ou conhecido do interlocutor.
Em Dom Casmurro, assim como em grande parte da prosa de Machado de Assis, observa-se a ênfase 
O mundo visto pelo segundo olho é caracterizado de várias maneiras no texto. Algumas palavras que caracterizam ou se referem a coisas que são vistas pelo segundo olho são
A afirmação “A dermatologista deu aparte:” (l.8) do texto 1A2-II foi empregada para informar que a especialista apresentaria um(a) 
No texto CG1A1-I, o trecho “(embora muitos tenham sido sistematicamente impedidos de adquirir esse conhecimento)” (l. 27 a 29) está entre parênteses, como um acréscimo, para indicar que