
Julgue os itens de 9 a 18, relativos aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto.
A inserção da forma verbal é antes de “entendida” (linha 10) manteria a correção gramatical do texto.
Julgue os itens de 9 a 18, relativos aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto.
A inserção da forma verbal é antes de “entendida” (linha 10) manteria a correção gramatical do texto.
Julgue os itens de 9 a 18, relativos aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto.
A expressão “Nesse contexto” (linha 8), com as devidas adaptações de letras maiúscula e minúscula e de pontuação, poderia ser deslocada para imediatamente após “habitação”, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.
Em relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 73 a 84.
Não haveria prejuízo para a correção gramatical ou para a coerência das ideias do texto caso a oração “há muito tempo” (linha 16) fosse deslocada, com as vírgulas que a isolam, para imediatamente depois do termo “interessada” (linha 15), dada a função adverbial da referida oração.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 1 a 12.
No segmento “— Comigo você pode botar os pronomes onde quiser, Carlinhos.” (linhas 24 e 25), a substituição de “onde” por aonde preservaria a correção gramatical e os sentidos originais do texto, por serem termos conexos.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue os itens a seguir.
Sem prejuízo à correção gramatical e aos sentidos originais do texto, o termo “encadeados” (.4) poderia ser substituído pela oração que se encadeiam.
Está correto o emprego do segmento sublinhado na seguinte frase:
Considere as seguintes afirmações em relação à oração
Essas máquinas conseguem. (l. 57).
I - Essas máquinas (l. 57) retoma metaforicamente a expressão os humanos (l. 52-53).
II - Esta oração não é gramaticalmente correta, pois o verbo conseguir necessita sempre de um complemento.
III - Esta oração apresenta um caso de elipse em que se subentende um termo ou termos já anteriormente enunciados na frase anterior.
Quais estão corretas?
A palavra anomalia (linha 21) pode ser substituída, sem prejuízo de significado, por