
Segundo o Texto II, quem fica em evidência no ato de falar mal é o(a)

Segundo o Texto II, quem fica em evidência no ato de falar mal é o(a)

Ao falar mal do outro, falo mal de mim mesmo porque

Segundo o Texto II, a “autocompensação” é ilusória porque
Assinale a alternativa que preenche corretamente, e de acordo com o sentido do texto, as lacunas das linhas 05, 07 e 19, respectivamente.
Considere as seguintes afirmações sobre a estruturação do texto.
I - O objetivo do primeiro parágrafo é fornecer breve descrição de práticas usadas no passado no Brasil para a obtenção da confissão de acusados de crime.
II - O segundo parágrafo introduz o tema principal do texto, ou seja, as razões pelas quais o autor considera que a prática acusatória é mais justa hoje do que em outros tempos.
III - O terceiro parágrafo adverte-nos sobre a influência negativa que a imprensa pode exercer na formação prematura de juízos categóricos em relação ao acusado.
Quais estão de acordo com o texto?
Considere as afirmações abaixo, referentes a aspectos linguísticos do trecho Houve um tempo em que a sorte dos acusados de crimes dependia, entre outros fatores, de sua resistência física (1.01-02).
I - Neste trecho, o sujeito da oração principal está posposto ao verbo.
II - O segmento em que poderia ser substituído por no qual, sem prejuízo da correção e do sentido do trecho.
III - Os segmentos de crimes e de sua resistência física desempenhamn, o trecho, a mesma função sintática.
Quais estão corretas?
Considere as seguintes propostas de substituição de segmentos do texto, e assinale com 1 aquelas que manteriam o significado do texto e com 2 aquelas que o alterariam.
( ) um tempo (I. 01) por aquele momento.
( ) Nessa época (1.04) por Naquela época.
( ) Hoje (I. 09) por Agora.
( ) em não raras vezes (I. 16-17) por quase sempre.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao emprego da palavra se no texto.
( ) No segmento declarava-se (I. 02), se exerce a mesma função que na frase O réu julgavase inocente.
( ) No segmento se saíam vencedores (I. 03), se exerce a mesma função que na frase Se saírem à noite, levem agasalhos.
( ) No segmento não se pretendia (I. 06), se exerce a mesma função que na frase No processo, devia-se estabelecer a verdade dos fatos.
( ) No segmento se "fulano" (I. 09), se exerce a mesma função que na frase Não sairemos amanhã, se chover.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de...
Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Sem prejuízo da correção gramatical e do significado contextual, é possível substituir
1 - daqueles que (I. 02-03) por dos que.
2 - não é tampouco suficiente (I. 11) por tampouco é suficiente.
3 - No entanto (I. 16) por Não obstante.
Quais propostas estão corretas?
Assinale, entre as palavras abaixo, aquela que funciona como núcleo do sujeito da oração em que se encontra.