
Julgue os itens que se seguem, relativos às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
A forma verbal de subjuntivo "secassem" (L.12) se justifica por se tratar da citação de uma situação hipotética.

Julgue os itens que se seguem, relativos às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
A forma verbal de subjuntivo "secassem" (L.12) se justifica por se tratar da citação de uma situação hipotética.

Em relação às palavras e expressões empregadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição de "Vai-se concentrando" (L.7-8) por Vai sendo concentrado mantém a correção gramatical do período.
Considere a notícia e as afirmações que se seguem: " Celular teria causado explosão em posto em São Paulo"
I. O uso do verbo no futuro do presente indica uma possibilidade.
II. O verbo encontra-se em um tempo composto.
Está correto o que se afirma em:

Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:
No fragmento seguinte do texto, o autor usa adequadamente o verbo haver: "há muitas normas legais aplicáveis no julgamento de um determinado delito." Observe outros usos desse verbo e identifique aquele que está empregado segundo a norma padrão.
No trecho: "O STF poderia fazer algo semelhante para nortear a Justiça a respeito da velha dicotomia entre público e particular.", a opção pela forma verbal grifada sugere a pretensão do autor de:

Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.
No trecho "tão esbofeteado pela vida" (l.14-15), o termo "pela vida" exprime, na construção passiva, quem pratica a ação verbal.

Julgue os itens seguintes quanto às estruturas lingüísticas do texto.
As formas verbais "passarão" (l.15) e "substituirá" (l.22) estão flexionadas na terceira pessoa e apresentam ações no tempo futuro.


Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 2, a forma verbal "há", nas duas ocorrências, poderia ser corretamente substituída pela forma existe.
Está corretamente conjugado o verbo grifado na alternativa: