Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os e assinale a opção que apresenta a seqüência que organiza o texto de forma coesa e coerente.

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os e assinale a opção que apresenta a seqüência que organiza o texto de forma coesa e coerente.


Assinale a opção em que a substituição sugerida está de acordo com as idéias do texto acima e não exige outras transformações no texto para assegurar a correção gramatical.

Julgue as afirmações a respeito do texto como verdadeiras (V) ou falsas (F), para marcar a opção a seguir.

Leia o texto abaixo para responder as Questões 05 e 06.

Considerando que as opções a seguir constituem, no conjunto, uma reescritura para o primeiro parágrafo do texto, assinale o trecho que apresenta erro gramatical ou desrespeita as idéias do texto. Pode até mesmo parecer antagônica a conjugação dos termos "tecnologia" e "política".
Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.

Assinale o parágrafo que, ao dar continuidade ao trecho de Raimundo Nina Rodrigues, produz uma ruptura na linha de argumentação e de desenvolvimento das idéias do texto.
Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.

Julgue se as proposições 1, 2 e 3 expressam a leitura correta do texto, reproduzindo as idéias nele contidas sem distorcer e desvirtuar a significação textual. Marque, a seguir, a opção correta.
1. Dada a situação de repúdio às relações sociais do homem sertanejo, falece-lhe a capacidade mental responsável pelo pensamento abstrato.
2. No aspecto religioso, a população sertaneja padece da mesma inferioridade que demonstra ter em relação à representação política.
3. Menos por ingenuidade e mais por igno...

Assinale a opção que não dá continuidade ao texto, de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta.

Assinale a opção em que uma das sugestões não preenche a lacuna com coesão e coerência.
Ainda considerando a semântica e o uso de recursos argumentativos no texto I, julgue os itens seguintes.
A oração restritiva "que se dispuser a aceitar seu ritmo enredante" (L.40-41) constitui uma estratégia argumentativa que mobiliza o leitor a aderir às idéias do texto ao se colocar entre aqueles que têm competência e nível intelectual para acompanhar seu exigente e sofisticado "ritmo".