6891 Q1051273
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com a LDBEN, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, em relação às modalidades da Educação Básica e suas respectivas características.

Coluna 1
1. Educação especial.
2. Educação infantil.
3. Educação de jovens e adultos.

Coluna 2
( ) Modalidade que é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
( ) Modalidade que tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida; os sistemas de ensino deverão assegurar aos educandos currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
( ) Modalidade que tem como finalidade o desenvolvim...
6892 Q1051272
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Sobre a LDBEN, analise as afirmações abaixo em relação à Organização da Educação Nacional:

11. A União tem a incumbência de coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
22. Os Estados têm a incumbência de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
33. Os Municípios têm a incumbência de autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
44. Os estabelecimentos de ensino têm a incumbência de assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
55. Os docentes têm a incumbência de zelar pela aprendizagem dos alunos.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
6893 Q1051271
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com a LDBEN, a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

I. A presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
II. A associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
III. O aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino superior, instituições de pesquisas, instituições administrativo-financeiras e em outras atividades de gestão.

Quais estão corretas?
6894 Q1051270
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Segundo a LDBEN, a oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao(s) ______ ano(s), na(no) _______________, e se estenderá ao longo da vida.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
6895 Q1051269
Pedagogia Base Nacional Comum Curricular - BNCC Legislação da Educação
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com a BNCC, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender (1ª parte). Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente (2ª parte). Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas, devem ainda ser con...
6896 Q1051268
Pedagogia Base Nacional Comum Curricular - BNCC Legislação da Educação
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com a BNCC, a competência na qual o aluno deve aprender a conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas, chama-se: 
6897 Q1051267
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Evasão Escolar: causas e conseqüências
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
A evasão escolar é um dos sintomas mais marcantes do empobrecimento do processo educacional. Juntamente com a repetência, caracteriza um dos principais índices pelos quais as escolas públicas são avaliadas juntamente aos organismos governamentais, tais como: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Com base nessa informação, quando houver a reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão comunicar qual órgão? 
6898 Q1051266
Pedagogia Legislação da Educação Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
O Plano Nacional de Educação (PNE) apresenta 20 metas a serem cumpridas até o final da sua vigência. Com base nessa informação, assinale a alternativa onde a meta se apresenta INCORRETA.
6899 Q1051265
Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica Legislação da Educação
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, os sistemas de ensino e as escolas adotarão como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas os seguintes princípios: 
6900 Q1051264
Pedagogia As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas Tecnologias Educacionais Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Segundo Moran, “Nas metodologias ativas de aprendizagem, o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais; os mesmos que os alunos vivenciarão depois na vida profissional, de forma antecipada, durante o curso”. Um dos muitos modelos interessantes para pensar como organizar a “sala de aula”, de forma diferente, é olhar para algumas escolas inovadoras. Com base nessa informação, analise as assertivas abaixo:

I. O ambiente físico das salas de aula e da escola como um todo também precisa ser redesenhado dentro dessa nova concepção mais ativa, mais centrada no aluno.
II. As escolas como um todo precisam repensar esses espaços tão quadrados para espaços mais abertos, onde lazer e estudo estejam mais integrados.
III. Escolas mais em contato com a natureza, pois ela...