1591 Q1116346
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Gestão da Aprendizagem
Ano: 2025
Banca: RH MAIS
No Ensino Fundamental – Anos Finais, a expectativa é que os alunos saibam:
1592 Q1116335
Pedagogia Avaliação Educacional
Ano: 2025
Banca: RH MAIS
"A avaliação da aprendizagem deve ser processual, diagnóstica e formativa, considerando o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes. Deve, ainda, orientar o planejamento pedagógico, permitindo intervenções que favoreçam a construção do conhecimento e a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem." (Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Ensino Fundamental).

A avaliação no ensino de História não se pauta apenas na simples memorização de datas e fatos, mas sim prioriza a análise crítica, a interpretação de fontes e a construção do pensamento histórico. Considerando os diferentes instrumentos avaliativos, assinale a alternativa que melhor representa uma abordagem formativa da avaliação em História: 
1593 Q1116319
Pedagogia Legislação da Educação Políticas Educacionais
Ano: 2025
Banca: IGDRH
Considerando os princípios do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelecidos no Art. 3º. do Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, analise as proposições a seguir.

I. A garantia do direito à alfabetização como elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem sucedidas.
II. A promoção da equidade educacional, considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.
III. O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
IV. O respeito à liberdade, a promoção da tolerância, o reconhecimento e a valorização da diversidade.

Está(ão) correta(s) a(as) afirmação(ões):
1594 Q1116318
Pedagogia Legislação da Educação Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos
Ano: 2025
Banca: IGDRH
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, estabelece em seu Art. 2º. um conjunto de diretrizes. Só NÃO corresponde a uma dessas diretrizes:
1595 Q1116317
Pedagogia Legislação da Educação Normas Constitucionais do Direito à Educação Base Nacional Comum Curricular - BNCC + 3
Ano: 2025
Banca: IGDRH
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientada por princípios da Constituição (BRASIL, 1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996), em relação ao que é básico-comum e ao que é diverso em matéria curricular, considera que:
1596 Q1116315
Pedagogia Legislação da Educação Temas Educacionais Pedagógicos Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença + 1
Ano: 2025
Banca: IGDRH
De acordo com o Art. 59 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/1996), os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, EXCETO:
1597 Q1116312
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem + 3
Ano: 2025
Banca: IGDRH
"O professor de 'ontem' é muito diferente do professor de 'hoje' quanto às exigências que lhe eram e são feitas. O antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo suas competências de ensinar dissociadas de suas competências de aprender, ou seja, de sua necessidade de continuar se atualizando como profissional." (In: MACEDO, L. de. Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed Editora, 2005).

De acordo com Lino de Macedo, segundo a lógica da inclusão, espera-se que hoje o professor ensine:
1598 Q1116311
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença Avaliação Educacional + 1
Ano: 2025
Banca: IGDRH
“A exclusão na avaliação é também observada nos tipos de instrumento utilizados – que, muitas vezes, não atendem às etapas do desenvolvimento ou às competências dos alunos.” (In: RAMOS, R. Inclusão na Prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 2. ed. São Paulo: Summus, 2010).
Com base no trecho citado e nas ideias da autora sobre a avaliação na educação inclusiva, analise cada uma das afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) A avaliação inclusiva deve ser contínua, considerando o processo de aprendizagem dos alunos e a subjetividade envolvida, ao invés de limitar-se a instrumentos padronizados.
( ) Provas aplicadas de forma rígida e padronizada a alunos dos anos iniciais favorecem um desenvolvimento cognitivo lúdico e ...
1599 Q1116310
Pedagogia Aspectos Sociológicos da Educação
Ano: 2025
Banca: IGDRH
“Refere-se às decisões que adultos tomam para as crianças e por elas, em geral sem consultá-las, sem lhes dar voz ou sem criar espaços de escuta. Essa postura precisa ser repensada em contextos educacionais e sociais nos quais crianças crescem e convivem entre elas e com jovens e adultos.” (In: FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças - Os essenciais da infância: para início de conversa).

No trecho acima, a autora aborda o conceito de: 
1600 Q1116309
Pedagogia Educação Infantil
Ano: 2025
Banca: IGDRH
Adriana Friedman, em sua obra A vez e a voz das crianças, no item “Autoria, protagonismo e participação infantil”, faz a seguinte afirmação: “Crianças são protagonistas, atores sociais e autoras das próprias vidas.” Nesse sentido, a autora defende a importância de os adultos abrirem espaços de escuta para promover abordagens participativas na Educação Infantil. Com base nas ideias da autora sobre a participação das crianças, está correto o que se afirma em: