Pedagogia Legislação da Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais Lei nº 10.639 de 2003 - Obrigatoriedade da Temática “História e Cultura Afro-Brasileira"
Ano: 2025
Banca: IGDRH
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale a alternativa que corresponde ao objetivo do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 
Pedagogia Legislação da Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nós, brasileiros oriundos de diferentes grupos étnicos-raciais – indígenas, africanos, europeus, asiáticos -, aprendemos a nos situar na sociedade, bem como o ensinamos a outros e outras menos experientes, por meio de práticas sociais em que relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas nos acolhem, rejeitam ou querem modificar. Deste modo, construímos nossas identidades – nacional, étnico-racial, pessoal -, aprendemos e transmitimos visão de mundo que se expressa nos valores, posturas, atitudes que assumimos, nos princípios que defendemos e ações que empreendemos.

FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p. 13, p. 14.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de His...
Pedagogia Legislação da Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
A autonomia dos estabelecimentos de ensino na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais caracteriza-se por:
Pedagogia Legislação da Educação Temas Educacionais Pedagógicos Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença + 3
Ano: 2025
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
No Brasil, a educação em direitos humanos vem se desenvolvendo e ampliando suas ações desde o final dos anos 80, a partir das seguintes tarefas:

I. A partir dos anos de 1990, o governo federal assumiu um protagonismo importante neste campo e a formulação de políticas públicas se foi ampliando.
II. Num primeiro momento, as principais atividades desenvolvidas foram promovidas pelas organizações não governamentais e tiveram como preocupação central, no contexto da (re)democratização do país, a afirmação dos direitos civis e políticos e a construção de uma cidadania democrática, ativa e participativa.
III. Políticas de ação afirmativa, escola inclusiva, introdução da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos escolares, educação ...
Pedagogia Legislação da Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
Ano: 2025
Banca: PROMUN
Segundo o manual Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas, e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os profissionais que atuam com crianças, precisam ampliar, recuperar ou construir princípios embasados em valores éticos, nos quais atitudes racistas e preconceituosas não podem ser admitidas.
( ) Não silenciar diante de atitudes discriminatórias eventualmente observadas é fator importante na construção de práticas democráticas e de cidadania para todos e não só para as crianças. 
Pedagogia Legislação da Educação Temas Educacionais Pedagógicos Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença + 1
Ano: 2025
Banca: Prefeitura de Bauru - SP
A educação antirracista visa à erradicação do preconceito, das discriminações e de tratamentos diferenciados. Nela, estereótipos e ideias preconcebidas, esteja onde estiverem (meios de comunicação, material didático e de apoio, corpo discente, docente etc), precisam ser duramente criticados e banidos. De acordo com Cavalleiro, qual será a proposta de igualdade nas relações? Assinale a alternativa CORRETA: 
Pedagogia Legislação da Educação Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
Ano: 2025
Banca: UFU-MG
De acordo com as Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais (Brasil, 2006), “Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações” é um dos princípios que visa conduzir as ações dos sistemas de ensino, dos estabelecimentos e dos professores. Assim sendo, esse princípio conduz para, EXCETO.
Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais Legislação da Educação
Ano: 2023
Banca: UPENET/IAUPE
A escritora e pesquisadora Kiusam de Oliveira nos conta a história de Tayó, uma menina negra de seis anos que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Esse é o mote do livro “O mundo no black power de Tayó”. Ela transformou a história do livro em tirinhas. Vamos conhecer uma delas!
Imagem associada para resolução da questão

O fato evidencia a importância de trabalhar a reeducação das relações étnico-raciais na escola. Sobre essa questão, assinale a alternativa CORRETA.
Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais Legislação da Educação Lei nº 10.639 de 2003 - Obrigatoriedade da Temática “História e Cultura Afro-Brasileira"
Ano: 2023
Banca: UPENET/IAUPE
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, analise as afirmações abaixo e coloque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.
( ) O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana visa ao reconhecimento e à valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros e asiáticos.
( ) A Educação das Relações Étnico-Racial atenta para a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes europeias da nação brasileira, ao lado d...
10 Q945881
Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais Legislação da Educação
Ano: 2023
Banca: FGV
A escola apropria-se do debate sobre o racismo estrutural para refletir acerca de suas práticas de avaliação:
“No Brasil, a negação do racismo e a ideologia da democracia racial sustentam-se pelo discurso da meritocracia.” ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2017.
Em relação ao modo como as questões raciais impactam e são impactadas pelos métodos escolares de avaliação, é correto afirmar que