I. Um destaque a ser dado junto às novas DCNs perpassa o processo avaliativo, que foi organizado como um reforço, em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento das competências dos estudantes.
II. As Diretrizes Curriculares Nacionais tratam de forma ampla, flexível e geral os fatores constitutivos dos currículos dos cursos superiores.
III. As Diretrizes Curriculares Nacionais devem fomentar as atividades acadêmicas de forma articulada à pesquisa e extensão, em integração a programas de pesquisa, de pós-graduação stricto sensu, e a políticas de extensão.
IV. As Diretrizes Curriculares Nacionais devem estimular as Instituições de Ensino Superior (IES), para que, a parti...
(???) As DCNs preveem que as atividades do curso sejam organizadas a partir de disciplinas isoladamente capazes de expressar temas de aprendizagem relacionados às áreas básicas, específicas, práticas, interdisciplinares e transdisciplinares ao curso.
(???) Devem ser previstas práticas reais de aprendizagem, a ser realizadas em organizações que desenvolvam ou apliquem as atividades relacionadas ao curso, com acompanhamento por meio de relatórios e avaliação individualizados durante o período das atividades.
(???) O número de horas do estágio curricula...
O regime acadêmico especial é assegurado às discentes e aos discentes
Se a gente pensasse no professor como uma torneira que, aberta, jorrasse conhecimentos e pensasse no aluno como um copo que, colocado sob a torneira, ficasse cheio de conhecimentos, a coisa seria fácil. Bastaria o professor falar, o aluno ouvir, tomar notas, ler as anotações em casa... e pronto, o ensino teria sido realizado e a aprendizagem teria sido feita. Mas não é assim. A aprendizagem somente se realiza caso o aluno seja um sujeito investigador, participando de um processo que engloba o sujeito professor.
Sérgio Castanho. Ensino com pesquisa na graduação. In: I. P. A. Veiga e M.
L. P. Naves (org.). Currículo e avaliação na educação superior.
Arar...