1601 Q944413
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Temas Contemporâneos: bullying, violência, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Quando envolve violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação, o bullying é considerado um tipo de intimidação sistemática, que acontece com certa frequência dentro do âmbito escolar. Em relação às possíveis políticas de combate a esta violência, analisar os itens abaixo:
I. Investir em projetos de educação continuada de docentes e gestores para que possam perceber os sinais da violência.
II. Ignorar as microagressões entre os alunos, a fim de fazer com que eles esqueçam desses desentendimentos.
III. Comunicar os pais dos alunos envolvidos e esperar que eles solucionem a situação.

Está(ão) CORRETO(S):
1602 Q944412
Pedagogia Políticas Educacionais PSE - Programa Saúde na Escola
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
O sangramento nasal na criança, na grande maioria das vezes, acontece numa região chamada de plexo de Kiesselbach, formado por uma confluência de vasos muito finos, próximo da ponta do nariz, onde facilmente a criança alcança com o dedo. Sendo assim, basta alguma pequena batida ou coçada mais forte no nariz para que os vasos estourem, causando o sangramento. O que é CORRETO fazer se a criança estiver com o nariz sangrando?
1603 Q944411
Pedagogia Educação Infantil Educação e Ludicidade
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Sobre jogos, brincadeiras e brinquedos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Cada contexto social constrói uma imagem de jogo conforme seus valores e modo de vida, que se expressa por meio da linguagem.
(_) O brinquedo supõe uma relação íntima com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização.
1604 Q944410
Pedagogia Educação Infantil Concepções de Educação Infantil
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Com relação aos fundamentos da infância, analisar os itens abaixo:
I. Apoiado na Sociologia da infância, “criança” e “infância” são considerados conceitos distintos.
II. A infância deve ser compreendida como uma categoria social, do tipo geracional, e a criança como o sujeito concreto, integrante dessa categoria. 
1605 Q944409
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Gestão de Pessoas na Educação
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
O trabalho em equipe muitas vezes é acompanhado da atividade de fornecer e receber feedback de outras pessoas que compartilham o interesse pela mesma atividade. Ao receber um feedback negativo de um superior, NÃO é indicado:
1606 Q944408
Pedagogia Avaliação Educacional Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
O sistema do Ministério da Educação que reúne eletronicamente vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos), possibilitando aos estudantes, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ingressarem em universidades públicas é o:
1607 Q944407
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Tendências Pedagógicas
Ano: 2023
Banca: (COSEAC)
A Educação como prática fundamental da existência humana sempre foi pensada à luz de diferentes pensamentos pedagógicos, conforme apresentados na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os pensadores contidos na coluna II:

Coluna I

1 Escola como reprodução social, porque os sistemas de ensino apresentam uma autonomia relativa e dependência relativa à estrutura das relações de classe.
2 Teoria da resistência e da pedagogia radical- a escola como local de dominação e reprodução, mas que ao mesmo tempo permite às classes oprimidas um espaço de resistência.
3 Os ideais e aspirações contidos no sistema social democrático, a escola tem que dar ouvidos a todos e a todos servir, será o teste de sua flexibilidade, da inteligência de sua organização.
4 ...
1608 Q944406
Pedagogia Aspectos Psicológicos da Educação Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
Ano: 2023
Banca: (COSEAC)
Para Gadotti (2002), dentro de uma prática pedagógica crítica em que praticamos uma teoria interrogativa dialética, é necessário um estudo das teorias educacionais que nos convidam a uma ação individual e coletiva, além de outras leituras, instrumentos fundamentais para aquisição de um vocabulário básico que constituem o fundamento do hábito de pensar, dentre esses pode-se destacar: 
1609 Q944405
Pedagogia A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem Temas Educacionais Pedagógicos
Ano: 2023
Banca: (COSEAC)
MIZUKAMI (1986), para obter respostas, mesmo que provisórias, para a questão “O que fundamenta a ação docente?”, realizou uma pesquisa, com o objetivo de analisar os conceitos básicos relativos as abordagens do processo ensino aprendizagem, junto aos professores de educação básica na cidade de São Carlos, em São Paulo. Entretanto, delimitou seu trabalho a cinco abordagens de ensino (tradicional, comportamental, cognitivista, humanista e sociocultural) e elegeu onze categorias para análise à luz destas abordagens. Dentre estas categorias, destacamos o conceito de Conhecimento.
Estabeleça a correta correspondência com as abordagens de ensino presentes na coluna 1 e o conceito de educação contidos na coluna 2: 
Coluna 1
1 Cognitivista 2 Sociocultural 3 Tradicional 4 Comportame...
1610 Q944404
Pedagogia Aspectos Psicológicos da Educação Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
Ano: 2023
Banca: (COSEAC)
A educação deve fornecer de algum modo, os mapas do mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele. Nesta visão prospectiva, uma resposta puramente quantitativa à necessidade insaciável da educação - uma bagagem escolar cada vez mais pesada, já não é mais possível, nem mesmo adequada. Assim, a educação para o século XXI, para dar resposta ao conjunto de suas missões, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens, consideradas os pilares da educação: