2971
Q1049476
O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005/2014, estabelece __________ metas para a política educacional a serem cumpridas até o ano de ________.
2972
Q1049475
Segundo Libâneo (2004), o Projeto Político Pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Assinale a alternativa INCORRETA:
2973
Q1049474
De acordo com suas ideias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política. A ideia supracitada é defendida por:
2974
Q1049473
Tendência pedagógica em que o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais,sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
2975
Q1049472
Dalben (2004) destaca que o Conselho de Classe é a mais importante das instâncias colegiadas da escola. Compreende que pode dinamizar o coletivo escolar por intermédio da gestão do processo de ensino considerada a razão de ser da escola. Acerca do Conselho de Classe é INCORRETO afirmar que:
2976
Q1049471
É considerado o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais.
2977
Q1049470
No tocante à organização das etapas e níveis da educação, é CORRETO afirmar:
2978
Q1049469
Nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), a definição que se descreve é a de que os estudantes com Altas habilidades/Superdotação (AH/SD) demonstram grande facilidade de aprendizagem, dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e que, por terem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos, devem receber desafios suplementares em classe comum, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para concluir, em menor tempo, a série (ano) ou etapa escolar. No que concerne à identificação de estudantes com AH/SD, Joseph Salvatore Renzulli desenvolveu a Teoria Três Anéis. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos traços de comportamentos que compõem a teoria supracitada.
2979
Q1049468
Luckesi (1999) define avaliação da aprendizagem como um ato amoroso que deve ser acolhedor e inclusivo. Dessa maneira, o referido autor compreende que a avaliação tem a função de:
2980
Q1049467
A avaliação apresenta três funções pedagógicas: diagnóstica, formativa e somativa. No que tange às referidas funções, assinale a alternativa INCORRETA: