Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.
A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:
A organização de uma proposta curricular crítica prevê a complexidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de reconhecer a unidade dentro do diverso, o diverso dentro da unidade; de reconhecer as diversidades individuais e culturais em meio à unidade humana.
No que diz respeito à organização curricular, a perspectiva da complexidade aponta entre seus direcionamentos mais amplos, EXCETO:
Metodologia é o campo que estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A seguir são feitas afirmações a respeito da metodologia de ensino. Analise-as.
I. A metodologia e os métodos de ensino não são esquemas universais aplicáveis mecânica ou indiferentemente a qualquer prática educativa, em qualquer situação, pois eles mesmos também se plasmam a partir de situações particulares, num movimento específico.
II. A concepção de metodologia não se reduz à elaboração e aplicação mecânica e repetitiva de categorias teórico-epistemológicas abstratas e formalizantes, mas se constrói a partir de experiências pedagógicas vivas e particulares e das práticas sociais e científicas em geral.
Uma das maiores contribuições do movimento pela profissionalização do ensino, iniciado na década de 1980, foi o reconhecimento da existência de saberes específicos que caracterizam a profissão docente, saberes desenvolvidos pelos professores, tanto no seu processo de formação para o trabalho, quanto no próprio cotidiano de suas atividades como docentes. Tardif (2002) elaborou uma classificação dos saberes profissionais.
A esse respeito, enumere os saberes da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.
Situação-Problema (SP) é definida por Meirieu (2002) como uma situação-didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa.
Na elaboração de uma situação-problema, deve-se perguntar, EXCETO se
Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que “(...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.”
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.