As propostas curriculares para a área de Ciências da Natureza inseridas na Reforma Educacional, decreto 1006, de 14 de junho de 1991, pelo qual são estabelecidos os ensinamentos mínimos correspondentes à Educação Primária, não ficam alheias. No Ensino Fundamental, fazem parte do conhecimento do Meio, no qual tem como defesa o objetivo básico:
Os diversos tipos de problemas escolares relativos às Ciências da Natureza exigem dos alunos conhecimentos e habilidades diversas, cuja aquisição apresenta, em muitos casos, dificuldades de aprendizagem, além de outras dificuldades mais específicas. Um dos aspectos que mais condicionam o planejamento e a utilização didática dos problemas na aula de ciências é:
Ao ter como ponto de partida o desenho da Disney, 101 dálmatas, o que se pretendia com essa ação pedagógica:
Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte por meio de elaborações práticas e teóricas nas dimensões artísticas e estéticas é uma das etapas do planejamento de aulas de Arte. Esta etapa é:
Nos projetos de trabalho a aprendizagem é:
A etapa inicial de um projeto de trabalho é
A função principal do projeto é
“... No _______________________ não se ensina, nem se aprende. Vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do _________, mas essa responsabilidade está imbuída do envolvimento – envolvimento esse que diz respeito ao ______________ em si, às pessoas e as instituições a ele pertencente. O _________________________ surge às vezes de um (aquele que já possuía em si a atitude) e se contamina para os outros e para o grupo. Num __________________________ , comumente, encontramo- nos com múltiplas barrreiras: de ordem material,pessoal,institucional e gnoseológica. Entretanto,tais barreiras poderão ser transpostas pelo desejo de criar, de inovar, de ir além.”
(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, ...
“A apreensão da atitude interdisciplinar garante , para aqueles que a praticam, um grau elevado de ________________________. Isso decorre devido ao exercício de uma certa PROFESSOR III - GEOGRAFIA 11 forma de encarar e pensar os acontecimentos. Aprende-se com a interdisciplinaridade que um fato ou solução nunca é isolado, mas sim consequência da relação entre muitos outros.”
(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 57)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
“Descobrir-se ......................................... é uma experiência gratificante. Acredito que essa descoberta começa justamente quando você se interessa pela palavra ___________. Palavra difícil de ser dita, por sua extensão. Complexa na cabeça de muita gente, comprometedora, utópica para muitos e instigadora para alguns.”
(Fazenda, I. org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 35)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima.