101 Q681177
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Dos antibióticos indicados para tratamento das doenças periodontais, aquele que possui atividade anticolagenase, inibindo a destruição tecidual e auxiliando a regeneração óssea é:
102 Q681176
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O cirurgião dentista realiza o agendamento de um paciente para a realização de tratamento endodôntico no elemento 35, cujo acesso endodôntico foi realizado uma semana antes. Na ocasião, o elemento dentário apresentava polpa necrosada, sem sinais de absesso agudo e, apesar de a sintomatologia dolorosa que o paciente apresentava ter sido reduzida após o procedimento de acesso dos canais radiculares, o paciente relata, por telefone, que ainda apresenta intensa dor à percussão no elemento dentário. O cirurgião dentista, portanto, preocupa-se com a possibilidade de o paciente apresentar dor pós operatória após a sessão de preparo químico-mecânico dos canais radiculares.

Considerando que o paciente não relata alergia a nenhum medicamento, a prescrição pré-operatória mais adequada ness...

103 Q605340
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Diferentes fármacos utilizados pelos Cirurgiões-Dentistas, como, por exemplo, anti-inflamatórios e antibióticos, podem causar hipersensibilidades do tipo 1. Seus sintomas desenvolvem-se rapidamente minutos ou horas após o contato com o alérgeno; anafilaxia, termo empregado para descrever reação imunológica aguda cuja manifestação mais grave é o choque anafilático, é mediada por:
104 Q605339
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
É INCORRETO afirmar:
105 Q605333
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
“Reduzem tanto a fase inicial da inflamação como suas manifestações tardias, como cicatrização e reparação; apresentam efeito anti-inflamatório e imunossupressor. São agentes paliativos no controle da inflamação e sua administração em odontologia se faz principalmente por via oral e tópica”. Trata-se dos
106 Q605324
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
No atendimento do paciente idoso o profissional deve ficar atento em relação à terapêutica medicamentosa utilizada, assim sendo está INCORRETA a indicação para este tipo de paciente:
107 Q605314
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em relação às normas de prescrição de receita de medicamentos, é correto afirmar:
108 Q605313
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em relação ao uso de fármacos e a clínica odontológica é INCORRETO afirmar:
109 Q605311
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um dos medicamentos de uso na Clínica Odontológica são os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE’s). Em pacientes com alterações de pressão arterial, em uso de medicamentos inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina − ECA (Captopril, Enalapril, p.ex.) ou portadores de arritmias cardíacas, em uso de varfarina (Marevam, Coumadin), medicamento anticoagulante para prevenir eventos de trombose arterial ou venosa e o uso de AINE’s é correto afirmar:
110 Q604350
Odontologia
Ano: 2015
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Atenção: Para responder às questões de números 42 a 46, considere as informações abaixo.

Paciente com 51 anos de idade, sexo feminino, tem indicação protética para extração dos dentes 44 e 45. Durante a anamnese, a paciente relata ter “rinite desde os 30 anos de idade”, ser “alérgica a aspirina” e ter um histórico de “crises de asma”.

A prevenção de reações alérgicas requer a adoção de alguns procedimentos, como