Segundo a Organização Mundial de Saúde, será classificado com obesidade classe III, também conhecida como obesidade mórbida, o indivíduo adulto que apresentar índice de massa corporal (IMC)

A redução dos níveis de proteínas plasmáticas, como a albumina, pode ser ocasionada pela diminuição da biossíntese hepática em virtude do limitado suprimento de substrato energético e proteico. Confirmada essa hipótese, é provável que o indivíduo apresente
Com relação ao esquema de alimentação complementar para crianças com idade entre seis meses e dois anos, que estão em aleitamento materno, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, assinale a opção correta.

As diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), publicada em 2010, incluem a instituição de processos permanentes de educação alimentar e nutricional (EAN). Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A terapia nutricional enteral (TNE) apresenta várias vantagens fisiológicas, metabólicas, de segurança e de custo/benefício em relação à nutrição parenteral total (NPT). Contudo, existem critérios estabelecidos de indicações e contraindicações também para seu uso. Assinale a opção correspondente a indicação primária da TNE.
Texto para as questões 44 e 45
A seguinte solução de nutrição parenteral total, com esquema 3 em 1 diário, foi prescrita para um indivíduo adulto com massa corporal de 50 kg: • 600 mL de solução de aminoácidos a 10%; • 250 mL de solução lipídica a 20%; • 460 mL de solução de glicose a 50%;Assinale a opção correspondente à velocidade de infusão de glicose (VIG) na situação apresentada e à interpretação correta do resultado.

Funcionários da secretaria de saúde foram convidados a preencher um questionário referente aos seus hábitos de vida, entre os quais se avaliou o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV). A partir dessa análise preliminar, foram formados dois grupos: um, formado por quatro mil funcionários que consumiam menos que 400 g de FLV por dia; outro, composto por setecentos empregados que consumiam FVL na quantidade recomendada. Decorridos dez anos, observou-se que o consumo de FVL foi inversamente relacionado ao risco de eventos coronarianos. Considerando-se o delineamento da pesquisa descrita, o tipo de estudo que caracteriza essa investigação é