Nutrição
Nutrição e Saúde Pública
Guia Alimentar da População Brasileira e Pirâmide Alimentar
Ano:
2025
Banca:
CESPE / CEBRASPE
No que se refere a políticas públicas de alimentação e segurança alimentar e nutricional, julgue o item seguinte.
Além da quantidade, as políticas de segurança alimentar também devem focar na qualidade nutricional e nos aspectos culturais da alimentação, com respeito à diversidade alimentar das populações.
No que se refere a políticas públicas de alimentação e segurança alimentar e nutricional, julgue o item seguinte.
O sistema de segurança alimentar e nutricional (Sisan) é uma rede de instituições públicas e organizações da sociedade civil que visa a integrar as políticas de alimentação e nutrição no Brasil.
Julgue o próximo item, relativo a relações e conexões entre patrimônio cultural, natural, agrícola e alimentar.
Na formação de profissionais de nutrição, faz-se cada vez mais relevante considerar uma atuação que considere as complexidades do campo sob a ótica da soberania alimentar e do direito humano à alimentação adequada.
Nutrição
Nutrição e Saúde Pública
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Ano:
2023
Banca:
Instituto Consulplan
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentre outras atribuições, tem a competência de prestar orientações técnicas para o bom desempenho do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e cooperar no processo de capacitação dos recursos humanos envolvidos na execução do Programa. O PNAE é o mais antigo programa do governo brasileiro na área de alimentação escolar e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), sendo considerado um dos maiores e mais abrangentes do mundo no que se refere ao atendimento universal aos escolares e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável. Para acompanhar e avaliar este programa é necessário o conhecimento de sua resolução. Sobre a Resolução nº 06/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da ...
Nutrição
Nutrição e Saúde Pública
Dietoterapia
Obesidade e Transtornos Alimentares
+
1
Ano:
2023
Banca:
OBJETIVA
Dona Maria, 52 anos, foi à Secretaria de Saúde de seu município para consultar com um Nutricionista. Na consulta, constatou-se que ela está com obesidade (IMC 32kg/m²), faz uso de medicação para hipertensão arterial, não pratica atividade física e é sedentária. Dentre as seguintes, qual a melhor conduta a ser adotada no caso de Dona Maria?
Nutrição
Nutrição e Saúde Pública
Nutrição e Dietética nos Ciclos de Vida
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)
+
1
Ano:
2023
Banca:
OBJETIVA
Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, quanto aos índices antropométricos e demais parâmetros adotados para a vigilância nutricional do indivíduo idoso, assinalar a alternativa CORRETA:
Nutrição
Nutrição e Saúde Pública
Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)
Ano:
2023
Banca:
UNIFASE - RJ
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) apresenta nove diretrizes que indicam as ações para que seu propósito seja cumprido. Assinale a alternativa que apresenta corretamente três diretrizes da PNAN.
Nutrição
Nutrição e Saúde Pública
Bioquímica, Digestão, Metabolismo e Absorção de Nutrientes
Nutricionista na Atenção Básica de Saúde
+
1
Ano:
2023
Banca:
UNIFASE - RJ
Fibras são carboidratos complexos presentes nas plantas e resistentes à digestão e são classificadas de acordo com sua solubilidade em: solúveis (pectina nas frutas e gomas na aveia, cevada e leguminosas) e insolúveis (hemicelulose nos grãos e lignina nas hortaliças). São inúmeros os benefícios das fibras na saúde humana, especialmente no controle do diabetes. Assinale a opção que aponta a recomendação diária de fibras, de acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 36 (Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica – diabetes mellitus):
Nutrição
Nutrição e Saúde Pública
Nutricionista na Atenção Básica de Saúde
Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Ano:
2023
Banca:
UNIFASE - RJ
No Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, em seu Art. 1º, afirma-se: “Fica instituído, no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde, o Programa Saúde na Escola - PSE, com finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.” É CORRETO afirmar que, por esse Decreto, é previsto ao nutricionista, em ambiente escolar: