6791 Q1038866
Medicina Cardiologia e Alterações Vasculares
Ano: 2022
Banca: FGV
Quanto à investigação do paciente portador de insuficiência cardíaca, analise as afirmativas a seguir.
I. A área cardíaca de tamanho normal na radiografia do tórax afasta este diagnóstico.
II. O ecocardiograma é uma ferramenta não invasiva que pode identificar e quantificar vários aspectos da função cardíaca.
III. A dosagem do peptídio natriurético (BNP) apresenta forte valor preditivo negativo para o diagnóstico.
Está correto o que se afirma em
6792 Q1038865
Medicina Cardiologia e Alterações Vasculares
Ano: 2022
Banca: FGV
É importante que o médico, na atenção primária, reconheça um paciente com hipertensão arterial (HA) resistente. Ele deverá ser encaminhado a um especialista para ser avaliado quanto à causa (HA secundária) e tratamento adequado.
O indivíduo é considerado portador de HA resistente quando a pressão arterial se encontra acima das metas recomendadas, apesar do uso de doses máximas de
6793 Q1038864
Medicina Doenças Infecto-Parasitárias
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Sobre o tétano acidental, analise as assertivas abaixo:
I. É uma toxi-infecção grave, não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico, as quais provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central.
II. A transmissão ocorre pela introdução dos esporos em uma solução de continuidade da pele e mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza), contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas.
III. Os princípios básicos do tratamento do tétano são: sedação do paciente; debridamento do foco infeccioso e medidas gerais de suporte, pois não há como neutralizar a da toxina tetânica e erradicação do C. tetani do paciente.
Quais estão corretas?
6794 Q1038859
Medicina Endocrinologia
Ano: 2022
Banca: FGV
Assinale a opção que indica o fármaco agonista dopaminérgico que possui melhor resposta ao tratamento de hiperprolactinemia e a dose usual. 
6795 Q1038858
Medicina Endocrinologia
Ano: 2022
Banca: FGV
Assinale a opção que apresenta a doença crônica que causa deficiência do hormônio do crescimento (GH). 
6796 Q1038857
Medicina Endocrinologia
Ano: 2022
Banca: FGV
Paciente com sinais puberais antes dos 9 anos, testosterona aumentada, gonadotrofinas baixas. Apresenta testículos prépúberes, história de exposição androgênica negativa, SDHEA elevado.
À TC ou à RM de abdome e pelve, para diagnóstico diferencial de puberdade precoce periférica, espera-se o seguinte achado: 
6797 Q1038856
Medicina Endocrinologia
Ano: 2022
Banca: FGV
Em paciente com nódulo solitário, o achado clínico de alta suspeita para o diagnóstico de carcinoma tireoidiano é
6798 Q1038855
Medicina Endocrinologia
Ano: 2022
Banca: FGV
Assinale a opção que indica a doença não tireoidiana que não é causa de hipercalcitoninemia em pacientes sem carcinoma medular de tireoide. 
6799 Q1038854
Medicina Endocrinologia
Ano: 2022
Banca: FGV

Mulher idosa, com tireoidite de Hashimoto de longa duração do tipo não Hodgkin, foi diagnosticada com linfoma primário de tireoide. 

O LPT, geralmente, se manifesta como  

6800 Q1038853
Medicina Endocrinologia
Ano: 2022
Banca: FGV

Tumores intra-adrenais secretam catecolaminas, que podem provocar sintomas de hipermetabolismo e intolerância à glicose. Feocromocitomas secretam também substâncias não catecolamínicas. 

A esse respeito, assinale a opção que indica, corretamente, a substância e sua ação biológica.