Dois motoristas, Pedro e José, foram levados à central de flagrantes da polícia civil após terem sido parados em uma blitz no trânsito. Segundo a polícia civil, Pedro, de trinta e dois anos de idade, foi submetido ao teste do bafômetro, durante a blitz, e o resultado mostrou 0,68 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ele pagou fiança e deverá responder em liberdade por crime de trânsito. Conforme os policiais, José, de vinte e dois anos de idade, se recusou a submeter-se ao teste do bafômetro, mas o médico legista do Instituto Médico Legal (IML) que o examinou comprovou alteração da capacidade psicomotora em razão do consumo de substância psicoativa que determina dependência. José também pagou fiança para ser liberado.
Com relação a essa situação hipotética, ...
Uma mulher de 69 anos, sedentária, tabagista e obesa, com histórico de tratamento de hipertensão arterial há 20 anos e uso de metformina e glimepirida há 12 anos, com acompanhamento médico precário, procura uma unidade de pronto atendimento com queixa de dor retroesternal e precordial intensa há 4 horas, com irradiação para a mandíbula. Nos últimos 30 minutos apresenta náusea e sudorese fria. Está hemodinamicamente estável e tem o ECG abaixo:

A dosagem de ureia, creatinina, Na, K, hemograma e RNI são normais, com elevação de troponina e CK-MB. NÃO é recomendada, como parte da terapêutica inicial, a utilização de
Três pacientes atendidos em uma unidade de pronto atendimento apresentam pressão arterial de 184 × 122 mmHg:
I. mulher na 26a semana de gestação, com cefaleia, sem história de hipertensão antes da gravidez.
II. mulher de 59 anos, com queixa de disúria, sem outros sintomas ou achados de exame físico.
III. homem de 58 anos com cefaleia e escotomas, sem história de hipertensão ou migrânea. Tratamento com nitruprussiato
IV, visando a diminuição rápida da pressão arterial está indicado para