37601 Q607420
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um médico do trabalho está em dúvida de como classificar casos de doença relacionadas ao trabalho no setor de troca de lâmpadas do Tribunal. A melhor correspondência para caso de tendinite de ombro direito e intoxicação por mercúrio é, respectivamente, Schilling:
37602 Q607419
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nos quadros suspeitos de discromatopsia congênita, a avaliação ocupacional pode ser feita com a resposta do trabalhador ao teste de
37603 Q607418
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em atendimento ocorrido no serviço de atenção à saúde de trabalhador que tenha sofrido acidente de trabalho com material perfurocortante no ato de punção venosa em paciente, o protocolo de Profilaxia pós-exposição − PEP ao vírus da imunodeficiência humana − HIV recomendado é:
37604 Q607417
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Para os trabalhadores de serviços de saúde de assistência, que nunca tenham sido imunizados para hepatites A e B, o esquema de vacinação recomendado é
37605 Q607416
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um trabalhador mecânico, 50 anos, apresenta quadro de acnes disseminadas em região abdominal, desenvolveu uma doença ocupacional, por contato frequente com graxa, conhecida como
37606 Q607415
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Para o médico do trabalho que busca adequar a ergonomia dos ambientes de trabalho, cabe:
37607 Q607414
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
São dimensões psicossociais avaliadas no modelo teórico de estresse ocupacional, conhecido como desequilíbrio esforço-recompensa:
37608 Q607413
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
No exame periódico de um profissional de enfermagem que presta serviço ao sistema judiciário, o médico do trabalho detecta elementos clínicos de exaustão emocional com esvaziamento afetivo, relato de distanciamento e insensibilidade no atendimento ao público e a percepção de uma baixa realização profissional, que pode indicar um quadro de
37609 Q607373
Medicina
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Um paciente de 70 anos foi atendido com história de cansaço, palidez cutânea, edema dos membros inferiores, náuseas e sonolência nos últimos dias. Ele tem diagnóstico de diabetes mellitus há 18 anos, com baixa aderência ao tratamento. PA 190 x 115mmHg e FC 88 bpm. Seus exames mostraram: HT 28%, Hb 9,2g%, uréia 241mg%, creatinina 7,2mg%, Na 138mEq/L, potássio 8,1mEq/L, cloro 101mEq/L e bicarbonato sérico 7,5mEq/L. O ECG revelou ondas T apiculadas e simétricas e uma ultrassonografia mostrou rins contraídos de tamanho, com perda parcial da relação corticomedular. Com relação ao caso, analise as afirmativas abaixo:

I. O paciente tem indicação de iniciar hemodiálise de urgência.

II. As alterações eletrocardiográficas presentes são típicas da acidose metabólica. ...

37610 Q607372
Medicina
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Alguns biomarcadores para avaliação da lesão renal aguda podem fornecer importantes dados relativos a função renal, tubular ou a identificação de lesão nas células renais, podendo ser detectados na urina. Assinale, entre os abaixo, aquele que é considerado um novo biomarcador de lesão renal aguda: