Um paciente de 70 anos foi atendido com história de cans...

Um paciente de 70 anos foi atendido com história de cansaço, palidez cutânea, edema dos membros inferiores, náuseas e sonolência nos últimos dias. Ele tem diagnóstico de diabetes mellitus há 18 anos, com baixa aderência ao tratamento. PA 190 x 115mmHg e FC 88 bpm. Seus exames mostraram: HT 28%, Hb 9,2g%, uréia 241mg%, creatinina 7,2mg%, Na 138mEq/L, potássio 8,1mEq/L, cloro 101mEq/L e bicarbonato sérico 7,5mEq/L. O ECG revelou ondas T apiculadas e simétricas e uma ultrassonografia mostrou rins contraídos de tamanho, com perda parcial da relação corticomedular. Com relação ao caso, analise as afirmativas abaixo:

I. O paciente tem indicação de iniciar hemodiálise de urgência.

II. As alterações eletrocardiográficas presentes são típicas da acidose metabólica.

III. O ânio GAP encontra-se baixo, padrão típico da doença renal crônica avançada.

Assinale a alternativa correta:

  • A. I, II e III estão corretas.
  • B. somente I está correta.
  • C. I, II e III estão erradas.
  • D. somente III está correta.
  • E. somente II e III estão corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a base do tratamento em oncologia. Com relação a esses tratamentos, julgue os seguintes itens.

A radioterapia pode ser administrada por meio da teleterapia, com emprego de feixes externos de radiação, e da braquiterapia, por aplicação de fontes radioativas diretamente em contato com o tumor.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir. O Decreto-lei n.o 200/1967 promoveu a transferência das atividades de produção de bens e serviços para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da atuação em programas de prevenção e tratamento do HIV, julgue os itens a seguir.

 

I De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a epidemia de AIDS é única, portanto, os programas de prevenção ao HIV devem ser homogêneos e padronizados.

 II Para que a prevenção ao HIV seja bem-sucedida, deve-se adotar uma abordagem pontual e em menor tempo possível, devido à urgência que a epidemia requer.

III Entre as ações políticas recomendadas para a prevenção do HIV, encontra-se a que indica o envolvimento de pessoas vivendo com HIV, na elaboração, implementação e avaliação de estratégias de prevenção.

IV Os direitos humanos devem ser promovidos, protegidos e respeitados e medidas devem ser adotadas para eliminar a discriminação e combater o estigma.

 

A quantidade de itens certos é igual a

Resolva a questão aqui ›