33941
Q595928
“Uma criança de 7 anos apresenta história de epilepsia com crises de espasmo, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e, ao exame físico, percebe-se angiofibromas faciais, hamartoma nodular retiniano e fibromas ungueais. A TC de crânio revela nódulos periventriculares calcificados e leve dilatação dos ventrículos laterais. A TC de abdômen mostra imagem sugestiva de angiomiolipoma renal associado a vários cistos renais.” Qual o diagnóstico do paciente?
33942
Q595927
As peroxissomopatias se caracterizam por envolvimento multissistêmico. Seus diversos subtipos apresentam espectro clínico variado. Qual das alternativas a seguir é a mais grave das peroxissomopatias, já presente no recém-nascido, com dismorfia facial típica, hipotonia muscular importante, distúrbios da sucção e deglutição, degeneração retiniana, hepatomegalia e cistos renais?
33943
Q595926
Com relação às diversas formas de encefalopatias crônicas não progressivas, assinale a afirmativa correta.
33944
Q595925
“Paciente do sexo masculino, 11 anos, comparece à consulta acompanhado por sua mãe, a pedido da professora, após repetir a terceira série pela segunda vez. A mãe relata isolamento social e estereotipias. Ao exame: orelhas grandes e pontiagudas, face alongada, macrorquidia importante, mãos e pés grandes.” Qual o diagnóstico mais provável para este paciente?
33945
Q595924
“Paciente, 8 anos, apresenta fraqueza de musculatura proximal, sinal de Heliotropo e Gottron. Foi feito o diagnóstico de dermatomiosite juvenil.” Comparando-se com pacientes adultos com a mesma doença, crianças apresentam tipicamente:
33946
Q595923
A síndrome do encarceramento está tipicamente associada ao infarto maciço de qual região do sistema nervoso central?
33947
Q595922
Qual das patologias está mais relacionada ao neurinoma bilateral do VIII par craniano?
33948
Q595921

33949
Q595920

33950
Q595919
Com relação à suspeita de crise convulsiva febril, qual dos pacientes relacionados teria a menor chance de desenvolvimento futuro de epilepsia, considerando suas características e sinais de alarme?