O objetivo do programa de triagem auditiva é a identificação precoce da surdez ao nascimento. O diagnóstico dessa deficiência, antes dos seis meses, é a melhor estratégia para o desenvolvimento normal da linguagem e isto só é possível quando se realiza o teste da orelhinha. É fator de risco para perda auditiva, na fase neonatal
Distúrbios na função vestibular podem resultar em vertigem, nistagmo, desvio e quedas. Um teste utilizado para avaliação da função vestibular é a prova calórica. O aquecimento ou resfriamento da endolinfa produz correntes para cima ou para baixo, respectivamente. Este movimento estimula a ampola, produzindo nistagmo. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Existem várias doenças neurológicas associadas à surdez. Assinale a opção que apresenta a mitoncodriopatia mais comumente associada à surdez.
Mayara, de nove anos de idade, portadora de anemia falciforme, foi admitida no pronto socorro com quadro agudo de hemiparesia, hemi-hipoestesia, hemianopsia e afasia. Provavelmente, o território vascular comprometido na paciente foi da
Rafael apresentou quadro súbito caracterizado por perda de força em ambos os membros inferiores. Ao exame neurológico, observou-se força muscular grau zero em ambos os membros inferiores, anestesia tátil e dolorosa com nível sensitivo em T10, arreflexia patelar e aquiliana, além de retenção urinária e fecal. Com relação a esse caso clínico, assinale a opção que apresenta a síndrome mais provável e o exame mais indicado, respectivamente.
A deficiência mental foi definida pela Associação Americana de Deficiência Mental (AAMR), em 2006, como uma incapacidade caracterizada por importantes limitações tanto no funcionamento intelectual, quanto no comportamento adaptativo, expressas por habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas, todas com início antes dos dezoito anos de idade. Acerca desse tema, é correto afirmar que
A síndrome do déficit de atenção e hiperatividade é o distúrbio neurocomportamental mais encontrado em crianças, caracterizado pela dificuldade em manter a atenção e controlar os impulsos, bem como a atividade motora. Assinale a opção que apresenta a condição necessária para esse diagnóstico.
Camila, de vinte e quatro meses de idade, foi levada ao consultório do neuropediatra com o seguinte quadro: regressão da fala havia cerca de oito meses, baixo padrão comunicacional, uso estereotipado das mãos, desaceleração do crescimento cefálico, apraxia de marcha, convulsão e padrão respiratório irregular. Camila era totalmente normal antes do início dos sintomas. Organomegalia ou outros sinais de doença de depósito, nem alterações oftalmológicas não estão presentes.
Com relação a esse caso clínico, assinale a opção que apresenta a principal hipótese diagnóstica.