O quadro psiquiátrico mais frequente na fase de puerpério é
O anticonvulsivante que apresenta maior eficácia na depressão bipolar é
Qual é a síndrome cujas principais manifestações clínicas se caracterizam por catarata, hipotonia, disfunção renal tubular, retardo mental e baixa estatura, e cuja transmissão genética é autossômica recessiva ligada ao cromossomo X?
Preocupações somáticas relativas à morte por problema cardíaco ou respiratório podem ser o foco principal da atenção do paciente durante um ataque de pânico, possivelmente acreditando que as palpitações e a dor no peito indicam que ele está prestes a morrer de ataque cardíaco. Qual a porcentagem aproximada de pacientes que, de fato, têm episódios de síncope durante um ataque de pânico?
Transtorno caracterizado pela fricção, por parte do homem, de seu pênis contra as nádegas ou corpo de uma mulher completamente vestida, a fim de atingir o orgasmo, podendo também utilizar suas mãos para acariciar uma vítima incauta. Esses atos geralmente ocorrem em locais de grande concentração de pessoas, tais como ônibus e metrô.
A qual transtorno se refere o texto acima e qual o período mínimo exigido pelo DSM-IV-TR para se fechar o diagnóstico?
Com relação aos transtornos do humor, é correto afirmar:
A correta associação entre os quadros demenciais e suas respectivas descrições clínicas ocorre em:

A correta associação entre epônimos e suas respectivas descrições clínicas ocorre em:

No que tange à psicopatologia da sensopercepção, considere:
I. Imagem Sensorial: é aquela obtida pela observação direta do objeto. Suas características são: nitidez, corporiedade, projeção para o exterior, fixidez e não ser influenciada pela vontade.
II. Imagem Pareidólica: é a persistência da imagem sensorial depois do desaparecimento do estímulo, quando este é muito intenso.
III. Imagem Mnemônica: é a imagem da recordação evocada pela memória. É muito instável e influenciada pela vontade, além de ser pouco nítida e sem corporeidade.
IV. Imagem Consecutiva: é produto da imaginação, e forma o conteúdo dos sonhos; ocorre sem objeto, é sem nitidez, sem corporeidade e muito influenciada pela vontade.
É correto o q...
Um dos maiores estudos epidemiológicos psiquiátricos foi conduzido no período de 1980 a 1984 nos Estados Unidos da América e recebeu o nome de área de captação epidemiológica (ECA). Foram entrevistadas 17.803 pessoas e entre os transtornos mentais investigados estava a esquizofrenia. No que se refere a esse transtorno, julgue os itens a seguir.
Segundo Bleuler, alucinações, perturbações do afeto, sintomas de autismo e ambivalência são sintomas fundamentais da esquizofrenia.