Durante um atendimento de exame admissional no TRF de uma mulher de 26 anos de idade, da carreira da Magistratura, a vacina que o médico do trabalho deve indicar, segundo o Calendário de Vacinação Ocupacional − SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) é:
Servidor é médico, 40 anos de idade, com quadro clínico de insônia, irritabilidade, fadiga, tremores e inquietação, com história de grande envolvimento subjetivo com o trabalho, passou a tratar com indiferença seus pacientes e sentir-se incompetente no trabalho, associado a um sentimento de exaustão emocional. Está cogitando abandonar o trabalho. A melhor hipótese diagnóstica para o caso descrito é
Em relação ao trabalho em turnos, analise os itens abaixo:
I. Em trabalhadores que exercem suas atividades em turnos alternantes e/ou em trabalho noturno, com dificuldades de adaptação, o diagnóstico de transtorno do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho, excluídas outras causas não-ocupacionais, pode ser enquadrado no Grupo I da Classificação de Schilling, em que o trabalho desempenha o papel de causa necessária.
II. Em casos particulares de trabalhadores previamente lábeis ou hipersuscetíveis, circunstâncias, como o trabalho em turnos ou trabalho noturno, poderiam eventualmente desencadear, agravar ou contribuir para a recidiva da doença, o que levaria a enquadrá- la no Grupo III da Classificação de Schilling.
...O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado pela Lei no 6.321, de 14 de abril de 1976, que faculta às pessoas jurídicas a dedução das despesas com a alimentação dos próprios trabalhadores em até 4% do Imposto de Renda (IR) devido, e está regulamentado pelo Decreto no 05, de 14 de janeiro de 1991, e pela Portaria no 03, de 1o de março de 2002. O percentual protéicocalórico (NdpCal) em todas as refeições deve ser de, no mínimo,
Na NR 17 − Ergonomia, o Anexo II trata sobre o trabalho em teleatendimento/telemarketing. Em relação à questão das pausas de descanso, é correto afirmar:
Sobre as vias de entrada no organismo de agentes químicos ocupacionais, como por exemplo as poeiras, a via mais importante é a
No que se refere às condições de trabalho nocivas para a saúde, que decorrem da organização e gestão do trabalho, as medidas recomendadas podem ser:
I. aumento do controle real das tarefas e do trabalho por parte daqueles que as realizam;
II. enriquecimento das tarefas, eliminando as atividades monótonas e repetitivas e as horas extras;
III. estímulo a situações que permitam ao trabalhador o sentimento de que pertencem e/ou de que fazem parte de um grupo;
IV. estímulo às condições que ensejem a substituição da cooperação pela competição.
É correto o que consta em
Em relação à terminologia na área de Perícia Médica, previdenciária ou do trabalho, a expressão “incapacidade para o trabalho” é usada quanto aos critérios de tempo e grau. Correlacione corretamente a incapacidade para o trabalho com a conduta:
Incapacidade para o trabalho:
I. incapacidade temporária e total.
II. incapacidade temporária e relativa.
III. incapacidade total e permanente.
IV. incapacidade permanente e relativa.
Conduta:
Alfa – readaptação funcional.
Beta – readaptação permanente (reabilitação profissional).
Gama – licença médica para tratamento de saúde (au...
Qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica é a definição, segundo a OMS, de
Conforme a NR 7, o exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado, obrigatoriamente, no primeiro dia da volta ao trabalho de empregado ausente por período igual ou superior a