João, 49 anos, morreu ao sofrer um infarto. Se houvesse um socorrista leigo, treinado e capaz para prestar o Suporte Básico à Vida (SBV), a situação poderia ter sido diferente. Desde 2010, a American Heart Association (AHA) recomenda Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade. De acordo com a AHA (2010), para uma situação não responsiva e sem respiração deve-se
João, 49 anos, morreu ao sofrer um infarto. Se houvesse um socorrista leigo, treinado e capaz para prestar o Suporte Básico à Vida (SBV), a situação poderia ter sido diferente. Desde 2010, a American Heart Association (AHA) recomenda Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade. De acordo com a AHA (2010), para uma situação não responsiva e sem respiração deve-se Durante a obtenção de uma amostra de contaminante do ar, particulados de SiO2, na construção civil, foi utilizada, em um dos funcionários, um bomba de amostragem de ar, kit completo, operando durante 6 horas, com uma vazão de 2 litros por minuto. O meio de coleta foi através de membranas e filtros de Policarbonato para particulado de até 0,8 μm. A massa inicial da amostra é de 1,4 mg (miligramas) e a massa de SiO2 presente nesta amostra é de 9 μg (microgramas).

É correto afirmar que a concentração foi
Considere as definições de assédio moral no trabalho:
I. A exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
II. Comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s).
III. Um ato isolado de humilhação de uma chefia a um subordinado e comum entre relação de subordinados.
Está correto o que consta em
Um funcionário procurou o Serviço de Medicina Ocupacional da empresa em que trabalha, queixando-se de múltiplos problemas de natureza física e psicológica, que o vinham atormentando há cerca de dois meses. Mencionou episódios aleatórios de palpitações, taquicardia, falta de ar, tremores, dormência no corpo, sudorese, tontura e medo de morrer por parada cardíaca. Contou que, além disso, passou a apresentar fragilidade emocional, medo de ficar sozinho e desagradáveis sensações de vazio e de desamparo. O exame físico geral e cardiológico a que ele foi submetido não evidenciou anormalidades indicativas de patologia cardiovascular nem de natureza mental, razão pela qual ele foi orientado a agendar uma avaliação psicológica.
Diante dos dados apresentados, uma possível hipótese diagnó...

Com base no caso clínico apresentado, é correto afirmar que o provável diagnóstico é

Considerando que o paciente estava em um hospital de referência, assinale a opção que corresponde ao exame não invasivo apropriado para confirmação diagnóstica, determinação prognóstica e definição de conduta terapêutica. Para tanto, atente para uma boa relação entre custo, risco e benefício.
Um paciente de cinquenta e dois anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de dor epigástrica, de forte intensidade, que persistia havia quatro horas, com irradiação para região dorsal esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. O paciente apresentou história de dislipidemia e obesidade. Ao exame físico, apresentou-se normocorado, anictérico, com temperatura de 36,8 ºC, frequência cardíaca de 132 bpm, pressão arterial de 114 mmHg × 82 mmHg, com murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar esquerda, com sibilos discretos e abdome globoso, em avental, doloroso à palpação no andar superior, principalmente no epigástrio, com ruídos hidroaéreos presentes. Ao exame físico, o paciente não apresentou outras alterações significativas. Os exames complementa...