111 Q931077
Medicina Envenenamentos e Acidentes Alergia e Imunologia Intoxicações Exógenas
Ano: 2023
Banca: UPENET/IAUPE
Homem de 45 anos apresentou quadro urticariforme disseminado em restaurante, após ingestão de crustáceo, com queixa de tontura e dispneia. Qual conduta imediata é mais eficaz em minimizar a chance de óbito?
112 Q931065
Medicina Envenenamentos e Acidentes Traumas
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Um paciente de 25 anos com trauma abdominal contuso, com suspeita de fratura da 12ª vértebra esquerda, ecmose lombar, hematúria macroscópica e sinais vitais estáveis deve ser:
113 Q930993
Medicina Envenenamentos e Acidentes Intoxicações Exógenas
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Qual é a melhor abordagem inicial para um paciente com suspeita de acidente com animal peçonhento?
114 Q930991
Medicina Farmacologia e Anestesiologia Envenenamentos e Acidentes Intoxicações Exógenas
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Quais são os sinais e sintomas de intoxicação por benzodiazepínicos? 
115 Q930985
Medicina Envenenamentos e Acidentes Intoxicações Exógenas
Ano: 2023
Banca: UFPR
Em novembro de 2022, oito trabalhadores foram vítimas de intoxicação por amônia após o vazamento desse gás em uma fábrica de alimentos em Toledo/PR. Sobre a intoxicação por amônia, é correto afirmar:
116 Q1039355
Medicina Envenenamentos e Acidentes Queimaduras
Ano: 2022
Banca: FEPESE

A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços). Dor neuropática lombar (nervos, medula da coluna ou no cérebro) ou nas pernas pode ser vista em pelo menos 50% dos casos. Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço”.

Esta descrição tem o diagnóstico de:

117 Q1039337
Medicina Envenenamentos e Acidentes Intoxicações Exógenas
Ano: 2022
Banca: IBFC

A entrada do cádmio no organismo, no caso da exposição ocupacional, se dá principalmente através ______.


Assinale a alternativa correta que preencha corretamente a lacuna 

118 Q1039333
Medicina Envenenamentos e Acidentes Intoxicações Exógenas
Ano: 2022
Banca: IBFC

Considere os Indicadores Biológicos de Exposição Excessiva (IBE/EE) que constam na norma regulamentadora 7 – NR7. O indicador previsto na norma para a exposição ocupacional ao benzeno (CAS 71-43-2) é ______.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

119 Q1039319
Medicina Envenenamentos e Acidentes Intoxicações Exógenas
Ano: 2022
Banca: FGV
O monóxido de carbono é um gás produzido durante a queima de hidrocarbonetos, como o gás natural usado em residências. A intoxicação causada por monóxido de carbono (CO) pode ser fatal porque esse gás:
120 Q1039262
Medicina Envenenamentos e Acidentes Intoxicações Exógenas
Ano: 2022
Banca: FGV
Os venenos podem ser introduzidos no organismo pelas mesmas vias que os medicamentos. A ação de certas substâncias varia de acordo com a via de penetração: veneno de cobra, por exemplo, é inócuo por via oral, pois é digerido no estômago.
O texto permite concluir que o veneno de cobra contém: