8801 Q831537
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Uma paciente de 75 anos de idade foi submetida à gastrectomia subtotal, com reconstrução a Billroth II, devido à lesão ulcerada neoplásica em região pré‐pilórica. Evoluiu, no sexto dia pós‐operatório, com mudança do aspecto do dreno localizado junto ao coto duodenal, que passou a apresentar aspecto turvo, com volume aproximado de 200 mL nesse dia. Encontrava‐se em bom estado geral, com pulso de 92 bpm, PA de 100 x 70 mmHg e abdome plano, flácido e indolor à palpação. Aceitou parcialmente a dieta, com leucograma de 13.500 leucócitos. Fez tomografia computadorizada, que mostrou coleção de cerca de 40 mL em região sub‐hepática.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor orientação para o paciente.

8802 Q831536
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Uma paciente de 23 anos de idade refere quadro de febre de 38 ºC, com tremores, dores nas costas e dor em baixo ventre. Nega antecedentes. DUM há duas semanas, vida sexual ativa e método anticoncepcional apenas de barreira. Ao exame, paciente BEG, corada, hidratada, com FC de 108 bpm, FR de 20, PA de 80 x 60 mmHg, temperatura igual a 37,8 ºC e Giordano positivo.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o diagnóstico provável e a conduta a ser adotada.

8803 Q831535
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Um paciente de 26 anos de idade procurou o pronto‐socorro por quadro de febre alta, náuseas e dores pelo corpo há seis dias. Referia viagem em março de 2018 ao interior de São Paulo para realização de trilhas e visitas a cachoeiras. Ao exame, encontrava‐se corado, hidratado, ictérico ++++/4, febril (38,0 ºC), com frequência cardíaca de 65 bpm, PA de 100 x 60 mmHg e FR de 22 ipm.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico provável.

8804 Q831534
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Uma paciente de sessenta anos de idade, portadora de doença de Graves, em uso irregular de metimazol, evoluiu no pós‐operatório imediato de endarterectomia com dispneia súbita, associada à taquicardia (FC de 128 bpm e pulso irregular), à febre (38 graus), à PA de 100 x 80 mmHg e à agitação psicomotora. O eletrocardiograma mostrou fibrilação atrial de alta resposta ventricular (prévio em ritmo sinusal) e o ecocardiograma transtorácico, o dímero D e a troponina estavam normais.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

8805 Q831533
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
Quanto às terapias de reperfusão no acidente vascular cerebral isquêmico, assinale a alternativa correta.
8806 Q831532
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Um paciente de onze anos de idade encontrava‐se com quadro febril, associado à conjuntivite, à tosse produtiva com coriza e a manchas brancas na mucosa oral na altura dos pré‐molares e molares. Após seis dias com esses sintomas, evoluiu com exantema morbiliforme, além de diarreia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o diagnóstico mais provável e uma possível complicação da doença.

8807 Q831531
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Um paciente de 54 anos de idade, com diagnóstico de Aids, sem outras comorbidades, está em tratamento com o seguinte esquema antirretroviral: tenofovir; lamivudina; dolutegravir; darunavir; e ritonavir. Ele possui última carga viral indetectável e dosagem de linfócitos T CD4 de 188 células por mm3 (19,1%), realizados recentemente, há menos de trinta dias. Procurou atendimento ambulatorial, pois tem dúvidas em relação às vacinas que poderia ou não receber. Perguntou sobre três vacinas, as quais refere nunca ter tomado: contra varicela; contra gripe (anual); e contra pneumococo (23‐valente).

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a(s) vacina(s) que o paciente pode receber.

8808 Q831530
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
Não consiste em contraindicação do uso do DIU de cobre no pós‐parto imediato
8809 Q831529
Medicina
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Uma paciente de trinta anos de idade, em tratamento de mola invasora, com persistência de valores elevados de β‐hCG, solicitou aconselhamento de contracepção.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta quanto às opções e contraindicações para a paciente.

8810 Q831525
Medicina
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as medicações abaixo.

I. Agente muscarínico de ação prolongada inalatório.

II. Corticosteroide sistêmico.

III. Beta-agonista de ação prolongada.

IV. Corticosteroide inalatório.

V. Agente muscarínico de ação curta.

Recomenda-se em pacientes com DPOC e exacerbações frequentes, preferencialmente, o uso contínuo de