Esta paciente até hoje não sabe se foi apenas a gestação o fator causal de sua trombose venosa profunda. Logo, em sua investigação, você irá pesquisar a principal anormalidade envolvida na etiologia das trombofilias, que é:
Esta paciente até hoje não sabe se foi apenas a gestação o fator causal de sua trombose venosa profunda. Logo, em sua investigação, você irá pesquisar a principal anormalidade envolvida na etiologia das trombofilias, que é:
Com os dados em mãos, ao explicar o exame para paciente, você explicará para ela que ela está classificada em: Sobre a fibrinólise, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O primeiro passo da fibrinólise é a ativação do plasminogênio (PLG), um precursor circulante inativo, que é convertido em plasmina por duas vias de ativação. A segunda via de ativação ocorre pela ligação do uPA (ativador de plasminogênio tipo uroquinase) que também é produzido pela célula endotelial após a ativação da coagulação.
II. No processo de fibrinólise, o uPA converte o PLG em plasmina, e esta ativa as metaloproteinases (MMP). As MMP estão envolvidas na degradação da matriz extracelular e no remodelamento tecidual.
III. No processo de fibrinólise o tPA (ativador tissular do plasminogênio) converte o PLG em plasmina. Esta última é uma serino protease que degrada a rede de fi...
Pseudocisto pancreático é uma coleção localizada de secreção pancreática circundada por membrana fibrosa e tecido de granulação sem a formação de epitélio. Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I. É a principal complicação de pancreatite aguda e pós traumas pancreáticos.
II. A evolução da pancreatite para pseudocisto deve ser considerada quando se tem persistência de dor abdominal, níveis elevados de amilase, icterícia, sinais de obstrução gástrica, vômitos, perda de peso, febre e aparecimento de massa em epigastro.
III. O diagnóstico é confirmado por ultrassom de abdome ou tomografia.
IV. CPRE tem indicação na avaliação da anatomia do ducto pancreático e estabelecer a relação entre ducto pancreático e pseudocisto.
V. Em torn...
Infecção urinária é uma patologia muito frequente na faixa etária pediátrica, podendo apresentar complicações como disseminação bacteriana e lesões do parênquima renal. Com relação a ITU na infância, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Assim como no adulto, a incidência nos homens é mais alta.
II. No recém-nascido, apresenta-se, geralmente com quadro séptico com hipoatividade, hipotermia e dificuldade de sucção. Nos lactentes, a febre é o principal achado, geralmente não apresentando sinais ou sintomas relacionados ao trato urinário.
III. Urina I faz o diagnóstico sendo necessário a cultura de urina somente em casos refratários a antibioticoterapia empregada.
IV. A investigação de anormalidades do trato urinário deve ser realiza...
Apendicite aguda é o processo inflamatório agudo do apêndice cecal, causado pela obstrução de seu lúmen, levando à isquemia e proliferação bacteriana, necrose e perfuração da parede. Sobre apendicite aguda, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta
I. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na faixa etária dos 4 aos 15 anos.
II. Diagnóstico abaixo dos 5 anos é um desafio e, geralmente, acontece tardiamente devido à sintomatologia inespecífica e quadro clínico atípico.
III. Exame de urina 1 com presença de leucócitos exclui diagnóstico de apendicite aguda.
IV. Hemograma apresentando série branca normal afasta diagnóstico de apendicite aguda
V. Toda criança deve ser submetida a exames de imagem para confirmar o diagnóstico...