Pseudocisto pancreático é uma coleção localizada de s

Pseudocisto pancreático é uma coleção localizada de secreção pancreática circundada por membrana fibrosa e tecido de granulação sem a formação de epitélio. Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta

I. É a principal complicação de pancreatite aguda e pós traumas pancreáticos.

II. A evolução da pancreatite para pseudocisto deve ser considerada quando se tem persistência de dor abdominal, níveis elevados de amilase, icterícia, sinais de obstrução gástrica, vômitos, perda de peso, febre e aparecimento de massa em epigastro.

III. O diagnóstico é confirmado por ultrassom de abdome ou tomografia.

IV. CPRE tem indicação na avaliação da anatomia do ducto pancreático e estabelecer a relação entre ducto pancreático e pseudocisto.

V. Em torno da metade dos casos tem resolução espontânea de 4 a 6 semanas, apenas com medidas conservadoras. Geralmente o ducto pancreático costuma ser normal e sem comunicação com o cisto.

As afirmativas corretas são:

  • A. Todas as afirmativas estão corretas
  • B. Somente I, III e V
  • C. Somente II e IV
  • D. II, III e V
  • E. I, II, III e V
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sobre os conceitos de Sistemas Operacionais, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Intervir na autonomia das organizações é o principal objetivo dos sistemas de governança corporativa, o que possibilita uma gestão responsável e transparente, com vistas à melhoria das empresas.

Em um ambiente econômico e político marcado pela incerteza, políticas públicas formuladas a partir de processos de negociação são menos efetivas do que aquelas baseadas no critérios custo/benefícios.

Resolva a questão aqui ›