Considere que um conjunto de números naturais seja composto dos seguintes elementos: F = {6, 12, 3, 9, 18, 15} Caso seja necessário calcular a média aritmética dos elementos que compõem esse conjunto, o resultado obtido será igual a:
Matemática
Aritmética e Problemas
Razão e Proporção; e Números Proporcionais
Ano:
2023
Banca:
IDESG
Se uma máquina de fabricação de uma peça mecânica produz 120 unidades em uma hora, quantas unidades serão produzidas por cinco dessas máquinas durante 24 horas?
Considere que, em uma promoção de Páscoa, uma loja ofereceu descontos sucessivos de 10%, 4 vezes, sempre com o desconto sucessor sendo aplicado ao resultado do desconto anterior. Se um produto custava R$ 100,00, qual seria seu valor após os descontos?
A tabela contém informações sobre um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, referente ao município de Marechal Deodoro - AL. A tabela trata da quantidade de domicílios particulares permanentes que se encontravam nas condições de rendimento nominal mensal domiciliar per capita.
Considerando essas informações, se, em 2010, fossemos ao acaso em um domicílio de Marechal Deodoro - AL, qual a probabilidade percentual aproximada desse domicílio possuir renda nominal mensal domiciliar per capita igual ou inferior a um salário mínimo?
Dadas as afirmativas, I. Todo pescador sabe nadar. II. Nenhuma pessoa que sabe nadar se apavora em piscinas. III. José se apavora em piscinas. Assinale a alternativa que contém uma conclusão válida, que pode ser deduzida corretamente a partir das afirmativas.
Um rolo de papel higiênico é composto por um cilindro de papelão com 5 cm de diâmetro na base e 10 cm de altura. Sabe-se que a espessura do papel enrolado no rolo é de 4 cm, conforme as medidas indicadas na figura. Considere ? = 3,14.
Dessa forma, o volume ocupado, no espaço, referente apenas ao papel é de, aproximadamente,
Um comerciante aplicou um desconto de 10% na venda de um determinado produto no atacado. Depois disso, ao descobrir que os itens seriam doados para pessoas carentes, deu um segundo desconto de 15% em cima do valor anterior. Sabendo que o produto estava anunciado por R$ 20,00, qual o valor final de compra do produto e o desconto total praticado, respectivamente?