Considerando a Política Nacional de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980 com o objetivo de substituir o modelo de atenção médico-psiquiátrico pelo modelo de atenção psicossocial.
( ) O processo de mudança da atenção à saúde mental no Brasil se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado: a Reforma Psiquiátrica.
( ) Apesar de a Estratégia Saúde da Família ser considerada a porta de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de S...
Com relação à regulação dos serviços de saúde, analise as seguintes afirmativas.
I. Compete ao Ministério da Saúde elaborar normas para regular as relações entre o SUS e os serviços privados contratados de assistência à saúde.
II. Compete ao Estado a formalização de processo licitatório para contratos de gestão firmados com organizações sociais.
III. Cabe aos municípios celebrar contratos e convênios com entidades prestadoras de serviços privados de saúde, bem como controlar e avaliar sua execução.
IV. Deve ser implementada uma Central de Regulação pelo gestor, para exercer o seu papel regulador sobre as unidades prestadoras de serviços.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETOS: