História
História do Brasil
Era Vargas – 1930-1954
Ano:
2025
Banca:
Ministério Público de Goiás (MPE - GO)
Sobre as questões históricas relativas à Era Vargas (autoritarismo, estado e nação), assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:
I. Centralização do poder e incentivo ao crescimento do setor industrial. II. Fortalecimento do federalismo, delegando às polícias militares estaduais a tarefa de conter os extremismos de grupos de direita III. Alinhamento com o socialismo e adoção da coletivização da produção agrícola. IV. Promulgação da Constituição de 1934, que incorporou o voto feminino e direitos trabalhistas.
História
História do Brasil
Reconstrução Democrática : Governo Sarney
Ano:
2025
Banca:
Ministério Público de Goiás (MPE - GO)
A Constituição Federal de 1988, conhecida como "Constituição Cidadã", ampliou direitos e garantias fundamentais no Brasil. Dentre os avanços relacionados à cidadania, destaca-se:
História
História do Brasil
Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil
Ano:
2025
Banca:
FADENOR
A administração das capitanias não era fácil, em razão dos problemas de comunicação e de transporte. No Brasil Colonial, algumas capitanias destacaram-se na produção de açúcar, porém a maioria não alcançou o resultado esperado pelo governo português. A forma de administração dessas capitanias, também chamadas de donatarias, ocorreu pela distribuição da terra. Considerando a forma de administração das capitanias hereditárias, analise as afirmativas a seguir:
I- As capitanias eram imensas e os donatários recebiam dinheiro suficiente para explorá-las, muitos ampliaram seus interesses, pois investiam para plantar e colher e achavam o lucro interessante, porém alguns nem vieram tomar posse da terra.
II- De acordo com pesquisas recentes, algumas mulheres tiver...
História
História do Brasil
República Oligárquica - 1889 a 1930
Ano:
2025
Banca:
FADENOR
Em 1889, a Proclamação da República trouxe mudanças à organização política do Brasil. O país era comandado pelas oligarquias dos estados mais fortes: os cafeicultores de São Paulo, que organizaram o Partido Republicano Paulista (PRP), e os produtores do estado de Minas Gerais, que formaram o Partido Republicano Mineiro (PRM). Nessa nova organização política, o voto era limitado, nem os analfabetos e nem as mulheres podiam votar. O fenômeno a que o texto se refere é denominado
História
História do Brasil
Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889
Ano:
2025
Banca:
Ministério Público de Goiás (MPE - GO)
A imigração italiana para o Brasil intensificou-se a partir da segunda metade do século XIX, tendo como principais causas fatores socioeconômicos na Itália e a demanda por mão de obra no Brasil. Nesse contexto, é correto afirmar que:
Após a assinatura do Tratado de Tordesilhas, os portugueses organizaram outra expedição para as Índias, cuja intensão era estabelecer novas e lucrativas relações comerciais. Analise as afirmativas a seguir sobre a viagem de Pedro Alvarez Cabral que chegou ao Brasil: I- Cabral, em 1500, zarpou em direção ao oceano e o seu destino eram as Índias. II- Cabral, com sua rota detalhada e direta, levou a frota armada ao destino e ancorou no litoral da Bahia. III- Cabral recebeu uma recompensa milionária por essa viagem, e tinha uma noção clara do que havia revelado ao mundo. Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
O choque entre o modo de vida dos indígenas e os costumes impostos pelos europeus foi grande, e começou assim que os conquistadores desembarcaram na costa brasileira. Analise o seguinte fragmento de texto considerando o processo de colonização inicial do Brasil: A _________________ entre os povos nativos favoreceu a vitória dos colonizadores, que se aliaram a tribos menos agressivas para vencer as guerras. Para facilitar a comunicação, os padres aprenderam a falar tupi-guarani e desenvolveram um método de ensino na língua ________________. Nem todos os povos aceitaram passivamente esses _________________ e catequese, e muitos resistiram tentando defender as suas terras e os costumes. As palavras que completam corretamente as lacunas do fragmento de texto apresentado, ...
A respeito do período da história do Brasil conhecido como Nova República, assinale a única alternativa que se acha em estrita conformidade com os fatos nela descritos: