8311 Q570027
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Cavalcanti (1998) apresenta uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de lugar na ciência geográfica. Uma das perspectivas por ela abordada é a concepção histórico-dialética que afirma que o lugar

8312 Q570026
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere o texto e às afirmações abaixo.

... as escolas (...) devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.

I. Deve-se reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.

II. As metodologias de trabalho em sala de aula devem privilegiar os conteúdos conceituais em detrimento dos procedimentais.

III. As relações entre alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar devem ser expressas através de múltiplas formas de diálogo.

...
8313 Q570025
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 1 de 05/07/2000, a identidade própria da Educação de Jovens Adultos − EJA − considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais na proposição de um modelo pedagógico próprio que assegure, dentre outras,

8314 Q570024
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as características abaixo atribuídas ao semiárido nordestino.

I. As chuvas são escassas e irregulares, com características de torrencialidade.

II. Nesta região são registradas as amplitudes térmicas mais baixas do país e um elevado déficit hídrico.

III. A presença da mancha semi-árida apresenta causas múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.

IV. Graças à semi-aridez presente na região, há pequena diversidade na paisagem vegetal.

Estão corretas SOMENTE as características

8315 Q570023
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A questão está relacionada ao perfil topográfico e aos textos apresentados abaixo.

I. Esta unidade engloba terrenos sedimentares e rochas vulcânicas. Os contatos desta unidade com as áreas circundantes são feitos através de escarpas denominadas frente de cuestas.

II. Esta unidade apresenta elevado grau de complexidade: vários ciclos de dobramentos, falhamentos e extensas intrusões. Ao lado de escarpas acentuadas aparecem fossas tectônicas.

Identifique as unidades de relevo dispostas no perfil que apresentam, respectivamente, as características I e II.

8316 Q570022
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as afirmações abaixo sobre a mata das araucárias.

I. Ocorre em solos pobres, em geral rasos e pedregosos.

II. Nas áreas mais baixas do relevo aparece em transição com as matas subtropicais.

III. De modo geral, é uma floresta homogênea.

IV. Constitui a formação vegetal que não sofre os efeitos da tropicalidade.

V. É encontrada em áreas de climas semi-úmidos com uma longa estação seca.

Estão corretas SOMENTE as afirmações

8317 Q570021
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O professor desenvolve um trabalho cartográfico a partir da maquete da sala de aula com os alunos de 5ª série. Estes observam a maquete sob a visão vertical e a desenham no papel. Ao final do trabalho, o professor observa que os desenhos formam dois grandes conjuntos:

I. os objetos desenhados aparecem dentro da sala de aula, mas apenas justapostos no espaço;

II. houve conservação de ponto de vista em objetos da mesma categoria (carteiras, por exemplo) ou em todo o desenho.

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as representações realizadas pelos alunos.

8318 Q570020
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere as afirmações sobre os mapas.

I. Os mapas resultam da redução da área representada, a qual é definida por uma proporção expressa na escala.

II. Os mapas são produzidos a partir da definição de uma malha de coordenadas que garantem a localização precisa de qualquer ponto da Terra.

III. No mapa, podem aparecer diversas perspectivas; assim pode-se observar objetos rebatidos, desdobrados, vistos a 90° ou a 45°.

IV. O mapa admite o uso de convenções ou representações pictóricas com predomínio de equivalentes analógicos.

Estão corretas SOMENTE as características

8319 Q570019
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Ao discutir o fenômeno da migração, Damiani (1998) apresenta as afirmações abaixo.

I. Tanto as migrações internacionais como as migrações internas comprovam o processo de expropriação e de exploração que marcam o desenvolvimento do capitalismo em países como o Brasil.

II. A migração rural-urbana, quando teve um caráter mais permanente criou a expectativa de que, na cidade, o migrante teria um emprego, que permanentemente, o reproduziria na condição de trabalhador.

III. Não há como associar a migração ao processo de desenvolvimento capitalista. O primeiro é um fenômeno demográfico; o segundo é eminentemente político e econômico. Está correto SOMENTE o que se afirma em

8320 Q570018
Geografia
Ano: 2004
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O professor de Geografia utiliza a charge abaixo para discutir alguns conteúdos relacionados à população brasileira.

 

Durante as discussões o professor deve garantir que os alunos possam levantar as seguintes hipóteses:

 I. A tecnologia empregada na industrialização foi um dos fatores que permitiu incorporar uma quantidade de força de trabalho suficiente para diminuir efetivamente o número de inativos.

II. A modernização da economia brasileira significou melhor redistribuição da população ativa entre os diferentes setores de atividade.

III. Conhecer estatisticamente o número de e...