Assinale o tipo de brejo encontrado no Nordeste brasileiro que se caracteriza pela localização na margem de pequenos rios que descem das serras. Esses brejos vivem, portanto, em função dos rios e riachos, mas têm pouca expressão econômica.
Considere o mapa e a figura a seguir.
Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, a paisagem à bacia hidrográfica indicada no mapa.
Sobre a hidrografia brasileira, analise as proposições abaixo.
I. O regime dos rios nordestinos é influenciado pelas chuvas, pela natureza impermeável do subsolo cristalino e pela cobertura vegetal.
II. Alguns rios da região Sudeste se destacam por estarem próximos à escarpa da Serra do Mar, sendo transportados para obtenção de energia elétrica.
III. Entre os rios que formam a bacia Platina, o Uruguai é o maior em extensão e potencialidade para aproveitamento hidrelétrico.
IV. A bacia do Paraguai é de planície, sendo utilizada, principalmente, para o aproveitamento hidrelétrico em territórios brasileiro e paraguaio.
Estão corretas
No estado de São Paulo, de maneira geral, o período de inverno é tido como um período seco. Considere dois balanços hídricos seqüenciais (Balanço A com armazenamento máximo de 300mm e Balanço B armazenamento máximo de 50 mm) gerados para a mesma localidade em um ano médio e que no mês de abril apresentavam deficiência hídrica igual a zero. Em qual dos dois balanços espera-se o aparecimento de uma deficiência hídrica mais cedo?
Analise as figuras abaixo:

É possível extrair algumas informações, tais como:
1) O período de excedente hídrico na cidade de Campinas vai de outubro a abril, ao passo que em Pindorama vai de novembro a abril.
2) Em Campinas, o mês de maio apresenta uma Evapotranspiração potencial (ETP) igual a Precipitação.
3) De acordo com o gráfico, o período de novembro a abril, em Pindorama, apresenta a relação ETR/ETP igual a 1.
4) No mês de Dezembro, é estimado em Campinas um excedente hídrico de 100mm. ao passo que em Pindorama esse excedente foi de 60mm. Baseando-se apenas no pa...
Quando se fala em mudança climática global, ações unilaterais e isoladas por parte dos países não demonstram eficácia. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os países que mais contribuem para o acúmulo de gás carbônico na atmosfera terrestre são aqueles que praticam queimadas destruindo, desse modo, as formações florestais tropicais.
Quando se fala em mudança climática global, ações unilaterais e isoladas por parte dos países não demonstram eficácia. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As conseqüências apontadas do aumento da presença de gás carbônico na atmosfera são, também, de natureza social e política, o que demonstra a importância do clima para a vida humana.

A figura acima mostra imagens registradas pelo satélite Landsat, em 1973 e em 1988, de uma região do estado de Rondônia. Usando essa figura como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da região Norte e de suas transformações.
As queimadas utilizadas como forma de deflorestamento são praticadas por pequenos e grandes agricultores, o que contribui para a perda da biodiversidade.

A figura acima mostra imagens registradas pelo satélite Landsat, em 1973 e em 1988, de uma região do estado de Rondônia. Usando essa figura como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da região Norte e de suas transformações.
Entre os motivos para o desmatamento verificado na Amazônia, inclui-se os cultivos agroindustriais.
Considere que uma única imagem de satélite Landsat sem nuvens, registrada no início do mês de julho, foi obtida para uma região do Acre constantemente nublada. Devido à carência de recursos, essa imagem foi tomada como base para avaliação anual de desmatamento. Uma broca, no final do mês de junho, e uma queimada, no mês de agosto, foram observadas.
Considerando a situação hipotética descrita acima, bem como as potencialidades e limitações da tecnologia de sensoriamento remoto para o monitoramento e a avaliação de impacto ambiental, julgue os próximos itens.
Um outro grupo de pesquisa, utilizando imagens diferentes, datadas do início de setembro, deve chegar aos mesmos índices de desmatamento e qu...