5151 Q506358
Geografia
Ano: 2011
Banca: Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT)

O método de Penman-Monteith tem como vantagem, em relação ao método de Penman, a representação do controle do metabolismo e da fisiologia vegetal sobre a evapotranspiração, cuja equação corresponde à combinação das equações de quais métodos?

5152 Q506356
Geografia
Ano: 2011
Banca: Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT)

Sejam duas superfícies horizontais X e Y recobertas com vegetação, na mesma latitude e em hemisférios terrestres distintos, com albedos de 20% e 25%, respectivamente. Se tais superfícies forem submetidas à radiação solar incidente, onde e em que condição se registraria o maior saldo de radiação em ondas curtas?

5153 Q506354
Geografia
Ano: 2011
Banca: Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT)

Considere três localidades dispostas em sequência e situadas na mesma latitude. Para determinado mês, os dois primeiros locais apresentam valores idênticos para a temperatura média, enquanto no último se registra valor 10% mais elevado. Além disso, no primeiro local foram registrados 30mm de chuva, no segundo 10mm e no terceiro não ocorreu precipitação. Pelo método de Thornthwaite (1948), a estimativa da Evapotranspiração Potencial (ETP) para as localidades obedecem à seguinte relação:

5154 Q506310
Geografia
Ano: 2011
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Partindo dessa concepção, podem ser consideradas como formas de inovação rural, das mais simples as mais complexas, EXCETO:

5155 Q506308
Geografia
Ano: 2011
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Sobre a importância da agricultura na realidade e tendências é correto afirmar que:

5156 Q506280
Geografia
Ano: 2011
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Entre os instrumentos capazes de medir ângulos, encontra-se o teodolito, que permite a determinação de ângulos azimutais e zenitais. No que se refere ao tipo, o teodolito eletrônico apresenta uma leitura digital dos ângulos, permitindo as seguintes facilidades, EXCETO:

5157 Q506278
Geografia
Ano: 2011
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

A partir de um levantamento realizado, construiu-se a seguinte tabela:

Considere as regras para aferição do nivelamento geométrico:

I. Calcular a DN total e comparar DN (leituras) com DN (cotas).

II. Calcular o erro admissível no nivelamento.

III. Calcular o erro de nivelamento, observando as poligonais.

IV. Calcular as cotas da tabela usando: Cota P0 + Ré = PL e PL – Vante = Cotas.

V. Verificar os cálculos na tabela de contranivelamento.

Assinale a sequência correta dos passos para realização do nivelamento:

5158 Q506276
Geografia
Ano: 2011
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere a descrição abaixo, de Aziz Ab’Sáber (2003).

[...] é a área que apresenta as mais bizarras e rústicas paisagens morfológicas e fitogeográficas do país. Seus campos de inselbergs [...] por si só poderiam ser melhor preparadas para receber as atenções do país inteiro, através de uma adequada e original infraestrutura de turismo e lazer (ecoturismo).

O texto refere-se ao domínio morfoclimático

5159 Q506080
Geografia
Ano: 2011
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

5160 Q506078
Geografia
Ano: 2011
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Uma possibilidade de enfrentamento do problema relatado acima são os programas de