2741 Q497332
Fonoaudiologia
Ano: 2016
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Ao “processo inflamatório desmielinizante das raízes e nervos periféricos caracterizado por fraqueza muscular simétrica, rapidamente progressiva, ascendente, com parestesia distal e redução ou ausência dos reflexos tendíneos profundos, podendo levar o paciente a ficar tetraplégico”, em que os sintomas começam geralmente após eventos infecciosos e no qual a disfagia está presente em aproximadamente 50% dos casos, associada à fraqueza bulbar e à insuficiência respiratória, dá-se o nome de:
2742 Q497330
Fonoaudiologia
Ano: 2016
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Analise as assertivas abaixo sobre os Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI):

I. Os AASI são compostos basicamente por microfone, amplificador, receptor e fonte de energia.

II. Em AASI com adaptação aberta, o tubo de acrílico que liga o corpo do dispositivo de amplificação ao molde é substituído por um tubo mais rígido e espesso, não sendo utilizado molde.

III. As características eletroacústicas dos AASI são ganho, saída máxima e faixa de frequências.

Quais estão corretas?

2743 Q497328
Fonoaudiologia
Ano: 2016
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Uma das formas de pesquisa da integridade da via auditiva é através do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE). Entre as principais aplicações clínicas desse método de avaliação, NÃO faz parte a:
2744 Q498469
Fonoaudiologia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

“O objetivo de uma avaliação de voz é descrever o perfil vocal básico de um indivíduo e verificar a influência do comportamento vocal na gênese de uma disfonia.”

( Behlau, 2001.)

No que se refere à avaliação de voz, segundo Behlau (2001), afirma‐se que:

I. “Entende‐se por ____________________ a habilidade do sujeito falante em usar a dinâmica vocal na fala encadeada intensamente, por um determinado período, sem mostrar sinais de cansaço, mantendo a qualidade vocal inicial.”

II. “____________________ é o resultado da interrelação harmônica das forças expiratórias, mioelásticas da laringe e musculares da articulação.”

III. “____________________ é um parâmetro físico ligado diretamente à pressão subglótica da coluna aérea e é avaliad...

2745 Q498467
Fonoaudiologia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Em relação às fendas glóticas, relacione adequadamente as colunas a seguir. (Considere que alguns números se repetirão.)

1. Fenda triangular posterior.

2. Fenda triangular médio‐posterior.

3. Fenda dupla.

( ) Homens com esse tipo de fenda, geralmente, têm laringe de padrão feminino, reduzida em tamanho.

( ) A presença dessa fenda pode refletir uma contração excessiva da faringe, contribuindo para aproximação da parte central das pregas vocais.

( ) Esta fenda é típica da disfonia por tensão muscular ou disfonia por síndrome de tensão músculo esquelética.

( ) Crianças de ambos os sexos apresentam este tipo de fenda.

( ) Essa fenda desaparece rapidamente quando o paciente é submetido à fonoterapia e a lesão de ma...

2746 Q498465
Fonoaudiologia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
A aquisição do sistema fonológico segue padrões universais e cada criança apresenta suas características individuais. É comum ocorrerem vários processos fonológicos simultaneamente. Há processos fonológicos usuais e os não usuais. Os exemplos /faka/ por /vaka/ e /selu/ por /zelu/ referem‐se a qual tipo de processo fonológico?
2747 Q498463
Fonoaudiologia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
“O _________________ fonológico afeta 10% da população e é caracterizado por alteração do sistema fonológico de causa desconhecida, no qual o indivíduo não usa os sons da fala esperado para idade ou dialeto. O _____________ é a simplificação de uma regra fonológica feita pela criança e refere‐se a uma classe de sons e não ao som isolado. As alterações __________________ manifestam‐se, principalmente, por meio das distorções, dificuldades na produção do som. As alterações ________________ manifestam‐se, principalmente, por meio das omissões e substituições em que o paciente omite ou substitui o som‐alvo por outro presente em seu inventário.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
2748 Q498461
Fonoaudiologia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

No que se refere a paralisias faciais, analise as afirmativas.

I. Duas fases podem ser definidas em relação às paralisias faciais: a primeira considerada a fase flácida em que há pouca ou nenhuma informação neural para a musculatura e, a segunda, considerada como fase de sequelas, em que a musculatura já foi reinervada, podendo esta ser acompanhada de recuperação parcial dos movimentos e movimentos aberrantes.

II. Nos casos de paralisia facial periférica em sua fase inicial, ou seja, fase flácida, o trabalho consiste na realização de estratégias realizadas de forma isométrica, acompanhadas por massagens indutoras no sentido do movimento desejado, de preferência em ambos os lados da face para não exacerbar a informação proprioceptiva do lado acometido.

III. O pr...

2749 Q498459
Fonoaudiologia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Cardin (1992) afirma que as Fissuras Labiopalatais (FLP) são alterações da fusão dos processos faciais embrionários. Em relação às fissuras labiopalatais e/ou labiais em bebês, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As fissuras palatinas alteram a sucção por falta de pressão intraoral mesmo após o fechamento cirúrgico; o bebê pode permanecer com a movimentação compensatória.

( ) As alterações otológicas nos bebês com FLP deve‐se principalmente ao funcionamento inadequado da tuba auditiva pelo comprometimento da função do músculo tensor do véu palatino.

( ) O tempo de mamada nos bebês com FLP não deve ultrapassar 30 minutos, já que a criança apresentará dificuldades durante a amamentação, evitando‐se, assim, o desgaste da m...

2750 Q498457
Fonoaudiologia
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
“De acordo com a literatura, indivíduos com ______________________ apresentam características específicas, dentre as quais estão a alteração do processamento da informação visual, desempenho ruim nas provas de nomeação automática rápida, dificuldades em processar estímulos linguísticos e não linguísticos, déficit no componente fonológico da linguagem.” Assinale a alternativa que apresenta a característica que completa corretamente a afirmativa anterior.