Julgue o item a seguir.
Alguns bebês podem apresentar problemas na hora da sucção e da deglutição, ou seja, no ato de engolir o alimento, no caso, o leite materno. Essa situação costuma levar ao desmame precoce e, em geral, não traz consequências para a saúde do bebê.
Julgue o item a seguir.
A deglutição atípica ocorre devido a desequilíbrio entre a língua, lábio e músculos da bochecha, caracterizando-se por uma participação ativa da musculatura perioral. Já na deglutição adaptada, a língua se adaptou à forma da cavidade oral ou tipo facial do indivíduo, ou se adaptou às características das funções existentes.
Julgue o item a seguir.
A formação irregular da dentição e da mandíbula em crianças com idade entre 4 e 8 anos, aproximadamente, causa um tipo específico de deficiência na capacidade de deglutição chamada de Síndrome de Moore, a qual é tratada com a realização de exercícios para a musculatura do pescoço e com o uso de antimicrobianos de ação renal.
Julgue o item a seguir.
O crescimento atípico da musculatura da cabeça e do pescoço, especialmente o atrofiamento do músculo Regional, costuma estar relacionado com o atraso no desenvolvimento das funções de fala e deglutição das crianças. Essa condição costuma “desaparecer” com o desenvolvimento normal do indivíduo, na puberdade. Caso contrário, é necessário a intervenção de um Fonoaudiólogo especializado nesse tipo de tratamento
I. Devemos sempre levar em consideração a tríade de Glaber: a intensidade, a frequência e a duração deste hábito. II. Os hábitos orais de sucção de dedo e de chupeta podem causar na dentição uma MORDIDA ABERTA ANTERIOR associado a um OVERJET. III. O braquifacial vai ter uma propensão maior a desenvolver uma MORDIDA CRUZADA UNILATERAL devido à característica da sua dentição mais larga.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
( ) A criança deve abocanhar a maior parte da aréola.
( ) A posição do bebê orientada pelo fonoaudiólogo é a invertida quando a mãe é canhota e deitado quando estiver amamentando, principalmente muito tarde da noite.
( ) Propicia o restabelecimento da mãe do pós-parto. ( ) Estimula o crescimento craniofacial.
A alternativa correta é: