Após a despolarização do nervo, o período durante o qual é necessário um estímulo maior que o normal para iniciar outro potencial de ação é o:
Malformação da medula espinhal caracterizada por uma lesão cística coberta pelas meninges, contendo somente líquido, sem tecido nervoso. Corresponde a 10% das patologias espinhais abertas e poucas vezes está associada com hidrocefalia ou outra anormalidade do sistema nervoso central. Estamos falando de:
Método onde o fisioterapeuta produz movimento provocando padrões de movimentos sinérgicos que são observados na vida fetal ou imediatamente após a lesão do trato piramidal. Respostas reflexas são usadas inicialmente e o controle voluntário destes movimentos é treinado posteriormente. O controle da cabeça e tronco é tentado com a estimulação de reflexos de atitude, como os reflexos cervicais tônicos, reflexos lombares tônicos e reflexos labirínticos tônicos. Isto é seguido pela estimulação dos reflexos de endireitamento e posterior treino de equilíbrio. Estamos falando do método de:
Criança em supino, cabeça em posição neutra, pernas estendidas. Ao estimular a superfície medial de uma perna com percussões, a perna oposta entra em adução, extensão e rotação interna e o pé em flexão plantar. É normal até os 02 meses de idade. Estamos falando do seguinte reflexo:
Assinale a alternativa incorreta sobre a Paralisia Cerebral espástica:
Considere as seguintes afirmativas sobre Paralisia Cerebral:
I - Os quadriplégicos são frequentemente assimétricos;
II - Triplegias e hemiplegias podem na verdade ser quadriplegias;
III - Uma monoplegia pura é quase que não-existente;
IV - Os bebês com Paralisia Cerebral atetóide, moles, raramente tornam-se espásticos ou atáxicos;
V - Os bebês atetóides e atáxicos são em sua maioria hemiplégicos, mas pode haver ocasionalmente uma quadriplegia.
Assinale a alternativa correta:
Dos exercícios abaixo, assinale a alternativa que contém aquele que causa menor sobrecarga imposta ao Ligamento Cruzado Anterior:
Assinale a alternativa que contém uma fixação do corno posterior do menisco medial.
Durante a reabilitação do joelho, a bicicleta estacionária é um dos recursos muito importantes para o sucesso do tratamento fisioterapêutico. Em relação à altura do selim, à posição dos pedais e os efeitos da posição sobre as estruturas do joelho, assinale "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as afirmativas falsas.
( ) Com a altura do selim normal (selim alto e sem instrução para pedalagem), ocorre uma maior atividade do gastrocnêmio e nenhuma atividade dos músculos isquiotibiais;
( ) Com o selim baixo e pedalando com a bola do pé, baseia-se na força patelofemoral para estabilizar a posição tibiofemoral;
( ) Com o selim baixo e pedalando com o calcanhar, a carga é transmitida ao...
A dispersão de um feixe de Ultra-som é resultado de: