6581 Q491147
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Após a despolarização do nervo, o período durante o qual é necessário um estímulo maior que o normal para iniciar outro potencial de ação é o:

6582 Q491145
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Malformação da medula espinhal caracterizada por uma lesão cística coberta pelas meninges, contendo somente líquido, sem tecido nervoso. Corresponde a 10% das patologias espinhais abertas e poucas vezes está associada com hidrocefalia ou outra anormalidade do sistema nervoso central. Estamos falando de:

6583 Q491143
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Método onde o fisioterapeuta produz movimento provocando padrões de movimentos sinérgicos que são observados na vida fetal ou imediatamente após a lesão do trato piramidal. Respostas reflexas são usadas inicialmente e o controle voluntário destes movimentos é treinado posteriormente. O controle da cabeça e tronco é tentado com a estimulação de reflexos de atitude, como os reflexos cervicais tônicos, reflexos lombares tônicos e reflexos labirínticos tônicos. Isto é seguido pela estimulação dos reflexos de endireitamento e posterior treino de equilíbrio. Estamos falando do método de:

6584 Q491141
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Criança em supino, cabeça em posição neutra, pernas estendidas. Ao estimular a superfície medial de uma perna com percussões, a perna oposta entra em adução, extensão e rotação interna e o pé em flexão plantar. É normal até os 02 meses de idade. Estamos falando do seguinte reflexo:

6585 Q491139
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Assinale a alternativa incorreta sobre a Paralisia Cerebral espástica:

6586 Q491137
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Considere as seguintes afirmativas sobre Paralisia Cerebral:

I - Os quadriplégicos são frequentemente assimétricos;

II - Triplegias e hemiplegias podem na verdade ser quadriplegias;

III - Uma monoplegia pura é quase que não-existente;

IV - Os bebês com Paralisia Cerebral atetóide, moles, raramente tornam-se espásticos ou atáxicos;

V - Os bebês atetóides e atáxicos são em sua maioria hemiplégicos, mas pode haver ocasionalmente uma quadriplegia.

Assinale a alternativa correta:

6587 Q491134
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Dos exercícios abaixo, assinale a alternativa que contém aquele que causa menor sobrecarga imposta ao Ligamento Cruzado Anterior:

6588 Q491132
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Assinale a alternativa que contém uma fixação do corno posterior do menisco medial.

6589 Q491129
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Durante a reabilitação do joelho, a bicicleta estacionária é um dos recursos muito importantes para o sucesso do tratamento fisioterapêutico. Em relação à altura do selim, à posição dos pedais e os efeitos da posição sobre as estruturas do joelho, assinale "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as afirmativas falsas.

( ) Com a altura do selim normal (selim alto e sem instrução para pedalagem), ocorre uma maior atividade do gastrocnêmio e nenhuma atividade dos músculos isquiotibiais;

( ) Com o selim baixo e pedalando com a bola do pé, baseia-se na força patelofemoral para estabilizar a posição tibiofemoral;

( ) Com o selim baixo e pedalando com o calcanhar, a carga é transmitida ao...

6590 Q491127
Fisioterapia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

A dispersão de um feixe de Ultra-som é resultado de: