Com o advento das Leis no 10.847 e no 10.848 de 2004, deuse início à implantação do novo modelo institucional do setor elétrico. O Mercado Atacadista de Energia (MAE) foi extinto e novos agentes institucionais foram criados, além das atribuições de outros agentes existentes terem sido alteradas. Com relação à comercialização de energia elétrica no atual modelo institucional, o órgão sucessor do MAE, que tem por finalidade viabilizar a comercialização de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional, é a(o)
Dez cargas residenciais de 15kW cada, são alimentadas por um mesmo transformador de distribuição. O fator de demanda do grupo de cargas é 0,70 e o fator de diversidade é 1,20. A demanda diversificada do grupo de cargas para o transformador de distribuição, em KW, é:
Uma concessionária de energia elétrica cobra multa das empresas que possuem fator de potência inferior a 0,92. Uma fábrica possui carga instalada de 7500W com fator de potência de 0,80. Para corrigir o fator para 0,92, será necessário instalar um banco de capacitores com capacidade, em KVAr, de:
Em um sistema de distribuição de energia elétrica trifásico é considerada baixa tensão
I 127 V.
II 380 V.
III 1.200 V.
V 2.300 V.
V 13.800 V.
A quantidade de itens certos é igual a
Acerca das condições gerais de fornecimento de energia elétrica em tensão primária de distribuição, julgue os itens que se seguem.
Unidades consumidoras atendidas em tensão igual a 800 V constituem exemplos nos quais o fornecimento de energia elétrica ocorre em tensão primária de distribuição.
Julgue o item subsequente, relativo à instalação de segurança (ou de substituição) não automática.
Bastante sofisticado, esse tipo de instalação de segurança é utilizado para prover energia imediatamente após falha de suprimento pela rede normal da concessionária. A energia é fornecida por gerador de emergência, acionado por relé, tão logo seja detectada a falha de suprimento pela rede normal.
Entre outras ações, a análise de investimentos é uma medida necessária para a escolha do tipo de tecnologia a ser adotado para a produção de energia elétrica. Nessa análise, devem ser levados em conta os diversos estágios do empreendimento, que compreendem as etapas de projeto, construção, operação/manutenção e, finalmente, desmobilização. Diante desse quadro, no Brasil, o tipo de geração elétrica que, de um modo geral, tem o melhor desempenho econômico é a
O aproveitamento de fontes alternativas de energia (FAE) tem sido intensificado ao longo dos anos, em virtude da preocupação com aspectos ambientais, do aprimoramento tecnológico e do aumento da eficiência dos sistemas. Para a integração das FAE com o mercado de energia NÃO constitui uma barreira o(a)
Com relação aos sistemas fotovoltaicos, analise as afirmativas a seguir.
I – Podem ser híbridos, isolados ou conectados à rede, sendo que, no caso de sistemas isolados, é necessário haver algum tipo de armazenamento.
II – O emprego de inversores para conexão na rede elétrica é opcional, dependendo do arranjo dos painéis fotovoltaicos utilizados.
III – A tensão nos módulos fotovoltaicos varia linearmente com a intensidade luminosa incidente.
IV – O número de células fotovoltaicas e o seu arranjo dependem da tensão de utilização e da potência das cargas instaladas.
V – O desempenho dos módulos fotovoltaicos tem relação direta com a temperatura das células.
...A estrutura da capacidade instalada do sistema elétrico brasileiro conta com diversas fontes de produção de energia, sendo a hídrica a mais importante de todas. De acordo com os dados de 2007 do Operador Nacional do Sistema, as usinas hidrelétricas acima de 30 MW representavam 76,36 % da capacidade instalada. Com relação à geração de energia elétrica no sistema brasileiro, assinale a afirmação correta.