

Os símbolos utilizados na instrumentação são normatizados por meio da ISA S5.1. Segundo essa Norma, o símbolo


Deseja-se uma confiabilidade de 0,950 em um sistema constituído de 50 componentes idênticos. A confiabilidade necessária para esses componentes é, aproximadamente,

Quando o fluido é do tipo líquido limpo, qual instrumento de medição de nível NÃO tem aplicação como chave de nível?
A classificação dos medidores de vazão pode ser feita pelo princípio de medição. Por esse princípio, um exemplo de medidor volumétrico é(são)
Na avaliação da incerteza padrão do tipo A para uma série de “n” observações independentes de uma grandeza, nas mesmas condições de medição, um técnico obteve um desvio padrão experimental igual a 9 x 10−3 mm. Se a variância experimental foi de 729 x 10−9 mm2, quantas observações foram realizadas pelo técnico?