
A figura acima ilustra uma configuração de barra de parte de uma subestação, conhecida como barra principal e transferência, que é utilizada para suprir uma rede elétrica em alta tensão. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
Em regime permanente, a máxima corrente que pode passar pelo alimentador sem comprometer o funcionamento do TC é superior a 300 A.
No domínio da frequência, a tensão entre os terminais do capacitor é igual a

Considerando o circuito acima, julgue os itens a seguir.
No domínio da frequência, se o valor da resistência R3 for infinito, então, com base no princípio da superposição, é correto afirmar que a tensão sobre o capacitor não dependerá da fonte de tensão.

A figura I acima ilustra, esquematicamente, uma rede de comunicações, e a figura II, um enlace entre os sítios A e T, que contêm os dados de geometria, frequência, potência de transmissão no sítio A e potência de recepção no sítio B. Nesse enlace, há uma obstrução do tipo gume de faca, a qual provoca atenuação do sinal, conforme indicado no gráfico apresentado na figura III. Antenas idênticas são utilizadas nos sítios A e T, cujos diagramas de radiação e direção do enlace estão apresentados na figura IV.
Com base nessas informações, julgue os itens de 71 a 74.
Caso a potência de sinal recebido no sítio T seja igual a -90 dBm, então as perdas decorrentes do es...
A figura acima ilustra o modelo simplificado de um circuito em que se procura corrigir um fator de potência deficiente de certa carga elétrica modelada pela associação de um resistor R2 e de um indutor L. Com referência a esse circuito, julgue os itens a seguir.
Se a fonte de tensão for descrita no tempo por uma função degrau de amplitude positiva igual a U Volts, o módulo da corrente no indutor, em regime permanente, assumirá um valor igual a